Encontro de parlamentares verdes celebra ingresso de Marina Silva


19/08/2009 21:01

Compartilhar:

Encontro realizado pela Liderança do Partido Verde (PV) na Assembleia Legislativa.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/ENCAMBIENTALISTASMESAROB_4539.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Deputados federais e estaduais e vereadores ligados a causa ambientalista participaram nesta quarta-feira, 19/8, de encontro realizado pela Liderança do Partido Verde (PV) na Assembleia Legislativa. O Encontro de Parlamentares Ambientalistas foi uma iniciativa da Fundação Hebert Daniel e do diretório estadual do PV. O objetivo é estimular a participação de deputados e vereadores na discussão de temas ligados ao meio ambiente. O encontro desta quarta-feira faz parte de uma série de reuniões programadas para apresentar a agenda mínima do Partido Verde, com 43 diretrizes para a formulação de políticas públicas, programas e ações governamentais que promovam o desenvolvimento sustentável.

Na abertura do evento, o presidente da Fundação Hebert Daniel, Marco Antonio Mroz, anunciou a saída da senadora Marina Silva do Partido dos Trabalhadores. Segundo ele, trata-se do primeiro ato da senadora para selar seu acordo com o Partido Verde e encabeçar sua candidatura à Presidência da República, em 2010. De acordo com Mroz, a filiação da ex-ministra do Meio Ambiente ao PV deve acontecer no próximo domingo em São Paulo, talvez, na própria Assembleia Legislativa.

A reunião foi aberta pelo líder do PV na Assembleia, deputado Reinaldo Alguz, e pelo presidente da Fundação Hebert Daniel, Marco Antônio Mroz. Participaram da mesa de debates o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, a presidente estadual do PV e vereadora de Diadema Regina Gonçalves, o deputado federal José Paulo Tóffano, o secretário municipal de Juventude de Jaboticabal, Murilo Gaspardo, e o deputado Chico Sardelli.

A tarefa da frente é realizar discussões regionais, seminários e audiências públicas sobre desenvolvimento sustentável e redução de emissões de carbono. Caberá a ela cumprir também papel fiscalizador do Executivo, acompanhando as ações de prefeituras e dos governos estadual e federal.



História, ambiente e acessibilidade



Durante o encontro promovido pela Fundação Verde Herbert Daniel e o Diretório Estadual do Partido Verde, as autoridades presentes enfatizaram a urgência de os parlamentos aprovarem projetos que estabeleçam muito mais que a mudança climática mas, sobretudo, que promovam a conscientização da sociedade para a importância da adoção de medidas ecologicamente corretas, como a reciclagem de lixo.

Os parlamentares também comemoram a "rápida" evolução do PV em todo o mundo, como declarou o deputado federal José Paulo Tóffano (PV-SP) e, em nível estadual, elencaram alguns projetos que constam na pauta de debates nas casas legislativas, como o IPTU Verde, já implantando no Município de Bocaina, e a garantia do direito à acessibilidade aos portadores de deficiência, lembrado pelo secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário.



Frente Paulista



Os deputados federais, estaduais e vereadores do Partido Verde e de outras instituições político-partidárias, comprometeram-se a dedicar seus mandatos em favor das causas ambientais com o objetivo de defender todas as formas de vida e as práticas de sustentabilidade na elaboração de projetos e políticas públicas para o Estado e o país. Esse compromisso é ratificado pela criação da Frente Paulista de Parlamentares Verdes, que será oficialmente lançada em 25/9, no Município de Jaú.

A curto prazo, a frente defende a adoção de políticas públicas de sustentabilidade e de baixa emissão de carbono para minimizar a ação do aquecimento global.



História e ação



O deputado Chico Sardelli comemorou a adesão da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao PV. Sardelli conclamou os militantes do partido a "construir essa história juntos" e citou o PL 391/2009, que disciplina a destinação final, ambientalmente adequada, das embalagens de óleos lubrificantes.

A história do PV também foi mencionada por Feliciano Filho. Militante do PV desde 2001, Filho falou sobre a atual dimensão do partido e ressaltou: "O PV sempre soube encarar de frente seus desafios e vencê-los". Já o deputado Jonas Donizette (PSB) falou sobre a aprovação do PL 182/2008, de autoria conjunta das lideranças na Casa, que institui o Fundo de Custeio da Ampliação das Áreas Verdes Arborizadas Urbanas.

O parlamentar explicou que o financiamento das áreas verdes se dará através do Executivo e será de 60% do valor do projeto. Donizette citou, ainda, a discussão do Programa Estadual de Mudanças Climáticas, que deve ser debatido em Campinas, Ribeirão Preto, Santo André e, por último, no Parlamento paulista.

O último painel ouviu os esclarecimentos dos vereadores Carlos Becker, de Porto Ferreira; Ed Carlos, de Bariri; Andrea Puríssimo, de Santo Anastácio; Odair Dias, de Americana; e Natalino da Silva, de Bauru. Os vereadores elencaram as dificuldades de conseguir a aprovação e mesmo a discussão de alguns projetos em suas cidades. "A discussão que uma proposta pode provocar é, muitas vezes, maior que a própria matéria", comentou Ed Carlos, de Bariri.

alesp