Opinião - Exame de acuidade visual e auditiva nas escolas públicas estaduais

Rafael Silva*
31/07/2009 16:51

Compartilhar:


Espero que a Assembléia Legislativa possa manter o benefício que procurei garantir aos alunos das escolas públicas estaduais, através de um projeto de lei que foi vetado pelo governo do Estado, que garante o exame de acuidade visual e auditiva. A Organização Mundial de Saúde aponta como sendo de dez por cento da população o número de deficientes em todo o mundo. Outras pesquisas apontam que esse número é muito maior. Pelo menos 6% são representados pelos deficientes visuais e 3% pelos deficientes auditivos.

O projeto visa prevenir os prejuízos, tanto na área educacional como no convívio social, que poderão sofrer as crianças se não forem descobertas a tempo possíveis deficiências. É claro que quanto mais cedo for iniciado o tratamento de deficiências visuais e auditivas, melhores resultados serão obtidos e em um tempo muito inferior ao que seria necessário na adolescência ou mesmo quando adulto.

Além dos benefícios para a criança em fase escolar, o exame de acuidade visual e auditiva garante uma economia para os cofres públicos, principalmente na área da saúde. Não sendo constatada a deficiência durante a fase escolar, crianças e adolescentes com problemas auditivos e visuais acabam sendo vítimas de preconceitos diversos em razão das dificuldades que encontram para o aprendizado. Em países desenvolvidos e já preocupados com o grande número de portadores de deficiência, já existem tais procedimentos, evitando graves enfermidades futuras.



Rafael Silva é Deputado Estadual

alesp