Ato solene homenageia primeira mulher presidente da Associação dos Delegados


09/03/2010 18:10

Compartilhar:

Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/ATODELEGADA2CarlosGiannazi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marilda Pansonato Pinheiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/ATODELEGADA1 Marilda Pansonato Pinheiro PRES ASSDELPOLCIVIL (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegados participam de ato solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/ATODELEGADA4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Primeira mulher presidente da Associação dos Delegados é homenageada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/ATODELEGADA3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Marilda Pansonato Pinheiro, primeira mulher, em 60 anos de história da Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adpesp), a ser eleita para o cargo de presidente, foi homenageada por ato solene, no dia 9/3, por iniciativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL). Além do parlamentar e da nova dirigente, compuseram a mesa os representantes da Adpesp Sergio Marcos Roque, Abel Fernando Paes de Barros Cortez, Saulo de Carvalho Palhares Beira, Cleber Pinha Alonso, João Demétrio Sobrinho e Alan Bazalha Lopes.

O objetivo do ato, segundo Giannazi foi, além de homenagear os 60 anos da ADPESP, comemorar a posse da nova diretora, e celebrar a eleição da primeira figura feminina a presidir a instituição, o que, segundo ele, "configura uma novidade histórica dentro de uma instituição que pode ser caracterizada como patriarcal". Além disso, em sua visão, "um olhar feminino na direção de uma entidade como essa, pode dar um novo rumo à luta na defesa dos direitos de seus colegas". Os filiados da Adpesp reivindicam o reconhecimento da carreira, a inamobilidade que pressupõe a existência de um prejuízo sério para este, com a mudança do local de trabalho e autonomia funcional, plataforma na qual a nova presidente se baseou na campanha para a eleição.

Marilda declarou que a presidência da instituição representa um compromisso e a responsabilidade por ser mulher é muito maior do que seria se o eleito fosse do sexo masculino, sucedendo a outros que ali estiveram. "Então, sinto-me mais cobrada pela classe para que as coisas aconteçam, para que a categoria tenha um justo reconhecimento no exercício de suas funções. Pretendo, nos dois anos de mandato estabelecidos por nosso estatuto, realizar as expectativas da classe que represento. A liderança do interior acabou sendo um grande suporte para eleição da nossa plataforma", disse a nova presidente. Nascida em Araçatuba e morando em Bauru, Marilda Pinheiro está há 32 anos no serviço público, dez dos quais como delegada de polícia.

Os participantes da mesa lembraram dos momentos ao lado da nova presidente, na campanha que a levou ao cargo. Alguns, como Saulo Palhares e Abel, falaram da necessidade do reconhecimento da carreira de delegado, além de exortarem os colegas à união da categoria para atingir seus objetivos.

Marilda encerrou a cerimônia lembrando aos colegas que o desempenho de seu trabalho de uma forma profissional e séria trará automaticamente o reconhecimento da categoria junto à sociedade que se propõe a servir.

alesp