Mesa Diretora apresenta diretrizes para o biênio

Transparência e rapidez na divulgação de informações serão prioridade em 2007/2009
18/06/2007 16:56

Compartilhar:

Mesa Diretora apresenta diretrizes para o biênio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ILP MAU_0004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Vaz de Lima: "O cidadão tem o direito de saber o que o Parlamento está fazendo"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MAU_0138.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid, 2º secretário, Vaz de Lima, presidente e Donisete Braga, 1º secretário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ILP MAU_0038.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diretores que integram a administração da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ILP MAU_0001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Mesa Diretora da Assembléia " Vaz de Lima, presidente, Donisete Braga, 1º secretário, e Edmir Chedid, 2º secretário " promoveu nesta segunda-feira, 18/6, reunião com todos os diretores que integram a administração da Casa para apresentar as diretrizes de trabalho para o biênio 2007/2009.

Como prioridade de gestão, Vaz de Lima determinou que as atividades realizadas na Casa devem ser divulgadas com maior rapidez, sempre que possível em tempo real. "O cidadão tem o direito de saber o que o Parlamento está fazendo", explicou o presidente, afirmando que o atraso na divulgação de informações nos meios de comunicação da Casa " especialmente no Portal da Alesp " pode ser confundido com falta de transparência.

Como exemplo, Vaz de Lima citou a prestação de contas dos gabinetes parlamentares, que tem hoje uma defasagem de mais de 30 dias " a planilha disponível nesta segunda-feira no Portal da Alesp estava atualizada até abril. "O cidadão que busca esses dados pode pensar que se trata de sonegação de informação, o que não é o caso", afirmou.

O 2º secretário Edmir Chedid destacou que o orçamento anual da Assembléia chega a R$ 400 milhões, de maneira que a prestação de contas é fundamental. "A Assembléia paulista possui uma imagem muito boa junto à população, que deve ser preservada", afirmou Chedid, lembrando que não se ouvem denúncias de corrupção de parlamentares ou funcionários desta Casa.

Por sua vez, Donisete Braga destacou a importância da conclusão do prédio anexo ao Palácio Nove de Julho e, posteriormente, a reforma estrutural do edifício principal.

Vaz de Lima relatou que o papel do Poder Legislativo como controlador do Executivo também deve ser reafirmado, pois a separação de poderes é fundamental para que não ocorram desvios na administração pública. "A estrutura da Assembléia deve assegurar que todos os 94 parlamentares estaduais possam exercer plenamente seus mandatos", afirmou, lembrando que a atuação individual de cada deputado é tão importante quanto o exercício regular dos órgãos colegiados do Parlamento.

O presidente da Alesp fez a ressalva de que pretende ver a maioria dos projetos da Mesa Diretora realizados nos próximos 21 meses, quando terminará o biênio. Ciente das deficiências que encontram alguns setores da Casa, afirmou que tem a intenção de obter maior dedicação dos funcionários com a atribuição de gratificações, bem como suprir a falta de pessoal efetivo com a realização de um concurso público (o último foi realizado há mais de cinco anos).

alesp