Lançamento do projeto de biodiesel em Pontal


03/05/2007 17:19

Compartilhar:

Deputado Ed Thomas participa do lançamento do projeto para a produção de biodiesel com ênfase na plantação de pinhão manso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ed Thomas Pontal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Ed Thomas (PMDB) participou no dia 1º/5, no assentamento São Bento, em Pontal, do lançamento do projeto para a produção de biodiesel com ênfase na plantação de pinhão manso. O evento fez parte da programação das comemorações do Dia do Trabalho e contou com a presença de integrantes do Ministério do Meio Ambiente, do Incra, do Itesp, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, entre representantes de outras instituições, além de mais de 3 mil assentados.

O parlamentar informou que o pinhão manso é uma das matérias-primas para a fabricação do biodiesel e seu processamento inclui as etapas de plantio, colheita e esmagamento antes de seguir para a produção. "O diesel obtido a partir de fontes renováveis de energia é a resposta brasileira à grave questão ambiental que o planeta atravessa. O biodiesel pode ser fabricado através de muitos insumos, como a mamona, o pinhão e a biomassa em geral, e representará para o país mais um passo rumo à independência energética", afirmou Thomas, destacando que a região do Pontal dispõe de terras férteis e abundantes e poderá se tornar uma das grandes produtoras de biodiesel do Brasil.

Todavia, Thomas alerta para os riscos da monocultura. "Todos os investimentos na região são bem-vindos, em especial aqueles ligados à agroenergia. Mas não podemos, em absoluto, deixar de lado a vocação natural da região, que é a produção de alimentos, como leite, carne, hortifrutigranjeiros, pescados etc", disse o deputado, que defende a biodiversidade como forma de preservar a natureza.

O parlamentar confirmou seu apoio ao projeto de assentamentos do Oeste Paulista e afirmou que não medirá esforços para que os projetos de biodiesel se tornem realidade. "Precisamos de capital, mas desejamos estabelecer parcerias duradouras e confiáveis, que tenham o objetivo comum de engrandecer o ser humano", concluiu o deputado.

edthomas@al.sp.gov.br

alesp