Metrô poderá ter a Estação Juventus-Mooca

O deputado Afanasio Jazadji, vice-líder do PFL, apresentou nesta quarta-feira, 12/7, projeto de lei que propõe a mudança de nome da Estação Bresser da Linha 3 (Vermelha) do metrô paulistano para Estação Juventus-Mooca. Ele argumenta que o bairro e o clube merecem essa homenagem: "A Mooca, bairro mais antigo de São Paulo, completa 450 anos em 17/8/2006. Nessa região de tanta importância para a capital, onde a colônia italiana e a indústria fizeram história, foi fundado o Clube Atlético Juventus. Com o tempo, o Juventus tornou-se um clube da divisão principal do futebol de São Paulo e, na década de 1960, ganhou um conjunto poliesportivo e social no Parque da Mooca, chegando a alcançar a condição de um dos maiores clubes do Brasil."
De acordo com o deputado Afanasio, será feita justiça ao Juventus e à Mooca com essa homenagem, semelhante às que receberam outros bairros e clubes paulistanos cujas sedes estão localizadas junto a atuais ou futuras estações do metrô de São Paulo. Já existe a Estação Itaquera-Corinthians, na Linha Vermelha do metrô, homenagem ao mais popular clube paulista, confirmada após a cessão de um terreno da prefeitura para a agremiação, em Itaquera, para a construção de um grande estádio. A obra não vingou, mas hoje o "Timão" tem ali um excelente centro de treinamento.
Por sua vez, o Palmeiras ganhou o direito de ter seu nome ligado à Estação Barra Funda, também da Linha Vermelha. E o São Paulo Futebol Clube, antes mesmo de ser concluída a Linha Amarela, já foi homenageado, estando prevista para os próximos anos a Estação São Paulo-Morumbi.
Já o estádio da Portuguesa de Desportos fica junto às estações Armênia e Tietê do metrô. Recorda-se o deputado que a Estação Armênia ganhou este nome em homenagem à colônia armênia, pelo fato de estarem ali situadas duas igrejas da religião do povo armênio. Antes, o nome era Estação Ponte Pequena.
Afanasio apresentou, em abril deste ano, projeto de lei propondo que a Estação Tietê passasse a ter o nome de Portuguesa-Tietê. O governador Cláudio Lembo, também por sugestão do deputado, apressou a mudança e assinou decreto pela troca de nome.
Em 10/6, houve festa da comunidade luso-brasileira no local para marcar oficialmente o novo nome, já pintado na estação. Paralelamente, Afanasio apresentou projeto para que o Santos Futebol Clube, mesmo tendo sua sede situada a 70 quilômetros da cidade de São Paulo, também fosse homenageado no metrô paulistano. "Há razões de sobra para essa lembrança, exatamente numa das estações mais antigas do metrô, a do Jabaquara, sendo proposta a adoção do nome Santos-Jabaquara. É no Jabaquara que está o terminal de ônibus pelo qual passam diariamente milhares de pessoas que embarcam ou desembarcam das linhas para o litoral."
Neste caso, por que não Juventus e por que não Mooca? "A Estação Juventus-Mooca tem uma evidente razão de ser", analisa Afanasio. "O metrô de São Paulo, administrado pela Companhia do Metropolitano, passou a ter nos anos 80 uma segunda linha (Vermelha), que uniria a zona leste à zona oeste, passando pela praça da Sé. Ao longo dessa linha, há nomes que homenageiam os bairros da zona leste. A Mooca, o bairro mais antigo, estava esquecida", explicou Afanasio.
O deputado nasceu no bairro da Mooca, onde estudou e iniciou a carreira jornalística. Ele argumenta em sua justificativa que "a Mooca merece ter seu nome numa das estações do Metrô, exatamente aquela situada no próprio bairro, a atual Estação Bresser. Fundada em 1556, apenas dois anos após o surgimento de São Paulo, do outro lado do rio Tamanduateí, a Mooca tem uma história fantástica. E o Juventus, o 'Moleque Travesso', merece também este reconhecimento do Metrô. E é lá, na rua Javari, que o clube foi fundado, em 20/4/1924, como Extra São Paulo, pelo idealismo dos antigos funcionários do Cotonifício Crespi, uma indústria surgida no fim do século XIX. As cores originais eram as mesmas do Estado de São Paulo: vermelho, preto e branco".
Afanasio finalizou seu relato dando conta de que "em 1930 o nome foi mudado para Clube Atlético Juventus, em homenagem à Juventus, de Turim (Itália), e a camisa ganhou a cor grená, parecida com a de outro clube italiano, a Fiorentina, de Florença. E o time juventino subiu para a divisão principal do futebol".
deputadoafanasio@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações