Definido local para fórum de Botucatu

Em reunião no Tribunal de Justiça, nesta terça-feira, 28/6, o presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Elias Tâmbara, confirmou que o novo fórum de Botucatu será mesmo construído no terreno do DER e o prédio antigo será reformado com recursos municipais. A decisão referenda decisão anterior de autoridades de Botucatu quanto ao local do novo prédio. O vice-líder do governo na Assembléia Legislativa, Milton Flávio, já havia conseguido do governador a liberação de recursos para a construção do novo fórum da cidade, faltava apenas definir o local, o que acabou acontecendo ontem. O deputado foi indicado pelo presidente do Tribunal de Justiça para agendar as próximas reuniões que tratarão do assunto.
Conforme decisão das autoridades judiciais da cidade, a idéia é que o antigo fórum seja restaurado, abrigue o Juizado Especial Civil, preserve o Tribunal do Júri, uma biblioteca jurídica assim como um núcleo da Escola Paulista de Magistratura, que possa ser usado para ministrar cursos. A idéia é que no local seja feito também um pequeno museu histórico. Como o prefeito Mário Ielo se comprometeu a fazer os investimentos iniciais para a reforma do fórum antigo, sem comprometimento da contrapartida necessária do município para a construção do novo fórum, a idéia foi bem aceita por todos.
O próximo passo a ser dado, conforme o presidente do Tribunal de Justiça é de responsabilidade do Executivo, que terá de ceder o terreno do DER ao Judiciário. Tâmbara solicitou que o deputado Milton Flávio continue a negociação política com relação ao fórum, intermediando o assunto junto ao governador e agendando com o secretário de Justiça uma data para reunião que consolidará o pedido de doação ao DER e a construção imediata do novo fórum.
Para Milton Flávio, a decisão é a solução para um problema que se arrasta há anos. "Botucatu e região vinham se ressentindo deste problema, que atrapalha a vida tanto dos profissionais da justiça quanto do cidadão comum. A decisão do governador Alckmin de liberar os recursos para a construção do fórum é a sábia confirmação de Tâmara ao bater o martelo e fechar as negociações para a realização da obra são um avanço para o município e a região", afirmou Milton Flávio.
Participaram ainda da reunião no Tribunal de Justiça o desembargador Ricardo Levandovski, Cristiano de Castro Jarreta Coelho, juiz de direito do Fórum; Karina Jorge dos Santos Pupatto, da Secretaria de Negócios Jurídicos; os promotores Paulo Sérgio Abujamra e Eduardo José Daher Zacharias; Luiz Carlos Rúbio, presidente da Câmara Municipal. Os vereadores Josey de Lara Carvalho, José Ferrúcio Varoli Ária e José Carlos Lourenço também participaram do encontro, bem como Ruy Gorayb Junior, presidente da 25ª Subsecção OAB; Paulo Henrique Lourenção e Eliane Moreira, diretores da OAB; Newton Colenci e Antonio Carlos, presidente da Associação da Família Forense de Botucatu.
mflavio@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial dos servidores públicos pauta 74ª Sessão Ordinária; assista
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Cidades, Segurança e defesa animal: Plenário da Alesp aprova projetos de autoria parlamentar
- Deputado apresenta emendas para ampliar valor do salário-mínimo paulista e garantir mais direitos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações