Definido local para fórum de Botucatu


28/06/2005 17:12

Compartilhar:

Deputado Milton Flávio (3º da dir) em reunião no Tribunal de Justiça<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M Flavio tribunal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião no Tribunal de Justiça, nesta terça-feira, 28/6, o presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Elias Tâmbara, confirmou que o novo fórum de Botucatu será mesmo construído no terreno do DER e o prédio antigo será reformado com recursos municipais. A decisão referenda decisão anterior de autoridades de Botucatu quanto ao local do novo prédio. O vice-líder do governo na Assembléia Legislativa, Milton Flávio, já havia conseguido do governador a liberação de recursos para a construção do novo fórum da cidade, faltava apenas definir o local, o que acabou acontecendo ontem. O deputado foi indicado pelo presidente do Tribunal de Justiça para agendar as próximas reuniões que tratarão do assunto.

Conforme decisão das autoridades judiciais da cidade, a idéia é que o antigo fórum seja restaurado, abrigue o Juizado Especial Civil, preserve o Tribunal do Júri, uma biblioteca jurídica assim como um núcleo da Escola Paulista de Magistratura, que possa ser usado para ministrar cursos. A idéia é que no local seja feito também um pequeno museu histórico. Como o prefeito Mário Ielo se comprometeu a fazer os investimentos iniciais para a reforma do fórum antigo, sem comprometimento da contrapartida necessária do município para a construção do novo fórum, a idéia foi bem aceita por todos.

O próximo passo a ser dado, conforme o presidente do Tribunal de Justiça é de responsabilidade do Executivo, que terá de ceder o terreno do DER ao Judiciário. Tâmbara solicitou que o deputado Milton Flávio continue a negociação política com relação ao fórum, intermediando o assunto junto ao governador e agendando com o secretário de Justiça uma data para reunião que consolidará o pedido de doação ao DER e a construção imediata do novo fórum.

Para Milton Flávio, a decisão é a solução para um problema que se arrasta há anos. "Botucatu e região vinham se ressentindo deste problema, que atrapalha a vida tanto dos profissionais da justiça quanto do cidadão comum. A decisão do governador Alckmin de liberar os recursos para a construção do fórum é a sábia confirmação de Tâmara ao bater o martelo e fechar as negociações para a realização da obra são um avanço para o município e a região", afirmou Milton Flávio.

Participaram ainda da reunião no Tribunal de Justiça o desembargador Ricardo Levandovski, Cristiano de Castro Jarreta Coelho, juiz de direito do Fórum; Karina Jorge dos Santos Pupatto, da Secretaria de Negócios Jurídicos; os promotores Paulo Sérgio Abujamra e Eduardo José Daher Zacharias; Luiz Carlos Rúbio, presidente da Câmara Municipal. Os vereadores Josey de Lara Carvalho, José Ferrúcio Varoli Ária e José Carlos Lourenço também participaram do encontro, bem como Ruy Gorayb Junior, presidente da 25ª Subsecção OAB; Paulo Henrique Lourenção e Eliane Moreira, diretores da OAB; Newton Colenci e Antonio Carlos, presidente da Associação da Família Forense de Botucatu.



mflavio@al.sp.gov.br

alesp