Frente Parlamentar luta para que o futsal integre as Olímpiadas de 2016


18/05/2010 19:10

Compartilhar:

Lançamanto da Frente Parlamentar em prol do Futsal nos jogos Olímpicos de 2016<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/FUTSALMesa6mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/FUTSALpubl3mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi lançada nesta terça-feira, 18/5, a Frente Parlamentar em prol do Futsal nos jogos Olímpicos de 2016. A realização é uma iniciativa da deputada Vanessa Damo (PMDB) e tem o objetivo de mobilizar todas as esferas políticas do poder em prol da integração do futsal nos jogos Olímpicos. Participaram do evento diversas autoridades ligadas ao futsal que pretendem o fortalecimento e a integração de forças para uma única causa.

A deputada Vanessa Damo ressaltou que aproximadamente 12 milhões de pessoas praticam a modalidade. Além disso, Damo enfatizou a importância social do futsal, já que para milhares de crianças e jovens trata-se de uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, sendo o tão aclamado sonho de se tornar um atleta profissional. A deputada explicou os principais objetivos da Frente Parlamentar: "Queremos fazer uma pressão política positiva em todas as esferas do poder, visando a integração do Futsal em 2016", afirmou. Outro objetivo é a extensão da Frente Parlamentar para todas as Assembleias Legislativas do Brasil, visando o fortalecimento e a integração conjunta em prol do futsal como esporte olímpico.



Campanha pelo futsal nos Jogos Olímpicos vem desde 2003



O presidente da Federação Paulista de Futsal e Presidente de Honra da Comissão Internacional de Futsal Olímpico, Ciro Fontão, agradeceu a iniciativa da deputada Vanessa Damo, já que ela "acompanha e apoia o Futsal há muitos anos". Fontão explicou que a campanha pela integração do futsal nos jogos Olímpicos teve início no ano de 2003, com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Confederação Brasileira de Futebol. Desde então ele disse que têm recebido o apoio de diversas entidades: "O auge da campanha ocorreu no ano de 2006 quando recebemos uma carta do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que manifestou seu encorajamento e apoio à causa", afirmou.

Fontão afirmou que o apoio obtido de diversas entidades nacionais e internacionais possibilitou a abertura do diálogo, com a realização do 1º Seminário Fifa, que ocorreu em 2006. Dentre as autoridades que manifestaram apoio à causa está o presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona.

Também presente no lançamento da Frente Parlamentar, o Vice- Presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Affonso Covello Netto, parabenizou a deputada Vanessa Damo pela iniciativa: "As ações políticas, tanto na esfera estadual quanto federal são muito importantes, já que a parte esportiva para a integração do futsal nos jogos Olímpicos vem sendo feita desde 2003", enfatizou.

Durante o evento, foram exibidos vídeos com relatos de atletas e esportistas que demonstraram total apoio para a causa, como o craque Falcão, o goleiro Tiago, o jogador do Santos Futebol Clube, Robinho, que iniciou sua carreira no futsal, além de diversos atletas e ex-atletas de variadas modalidades. Quem também esteve presente no evento foi Salvio Spinola Fagundes Filho, árbitro da Fifa desde 2004: "É de fundamental importância esse apoio político demonstrado pela deputada Vanessa Damo, considero essa Frente Parlamentar como a "Frente do bem", afirmou.

O processo de toda a campanha mobilizada principalmente pela Federação Paulista de Futsal (FPFS) foi explicado em detalhes por Marcos Diniz, Secretário da Comissão Internacional do Futsal Olímpico. De acordo com Marcos, a iniciativa de criação da Frente Parlamentar destaca o crescimento do futsal. Porém, ele ressaltou que a modalidade é relativamente nova, dentro dos critérios adotados pela Fifa.

Para ele, algumas questões centrais, como a uniformização das regras e competições, são fundamentais nesse processo. Além disso, Marcos explicou que o objetivo é o Futsal entrar como um evento olímpico dentro do futebol. Apesar de as ações ainda serem consideradas muito recentes, Marcos ressaltou algumas "conquistas" para a modalidade, como a realização da Copa América em 2008, evento que antecedeu o Mundial da categoria. Outra ação mencionada por ele foi à elaboração de livros temáticos abordando a questão.

Vanessa Damo destacou a luta e disposição de todas as pessoas de alguma forma envolvidas com a causa, "muito acima de qualquer partido político", como ela enfatizou. O objetivo inicial, de mobilização em todas as esferas políticas, é o próximo objetivo. Com a entrega de uma Placa de Homenagem ao presidente Ciro Fontão, a deputada encerrou o evento, marcando oficialmente o lançamento da Frente Parlamentar em prol do Futsal nas Olimpíadas de 2016.

alesp