Opinião - As verdades sobre o Dia D
No último dia 21/4, a Igreja Universal do Reino de Deus, presente em 170 países, escreveu mais uma página na história evangélica do Brasil. Contando com a divulgação da Rede Record de Televisão, conseguiu mobilizar cerca de oito milhões de fiéis e cidadãos que foram às ruas e praças em todos os Estados. Tudo pelo chamado "Dia D" que, além das capitais, aconteceu no Distrito Federal. Artistas, como as cantoras Sula Miranda e Mara Maravilha, deram o toque artístico ao encontro.
Segundo o líder maior da Universal, bispo Edir Macedo, "este grande evento tem por objetivo que os cristãos possam concentrar suas orações para a tomada de decisão sobre grandes mudanças que esperam acontecer em suas vidas".
Foram quase três milhões de cidadãos em São Paulo e cerca de dois milhões no Rio de Janeiro. Aqui, realizado no Autódromo de Interlagos, o "Dia D" teve só elogios por parte do prefeito Gilberto Kassab. Já no Rio, infelizmente, a IURD sofreu - mais uma vez - ataques através de manchetes que compararam o caos das chuvas de fevereiro com um "caos" que também teria parado a cidade. Em tempo: vale lembrar que a Universal e a Record estão ajudando no atendimento dos flagelados por aquele quase dilúvio.
Mais uma vez, as inverdades jornalísticas vieram de meios e veículos das organizações Globo, cuja hegemonia (na televisão) vem perdendo audiência e credibilidade para a Record. Some-se a isso, o fato de que há uma deliberada intenção de prejudicar a imagem do crescente número de evangélicos no Brasil.
Outro fato lamentável foi a falta de postura do prefeito Eduardo Paes, que chegou a dizer que "desconhecia sobre o público que a mobilização da Iurd e da Record podia gerar" e que por isso a prefeitura carioca não teria trabalhado como devia. Lamentável, também, por se tratar de alguém que foi secretário de Esportes e Turismo, portanto com conhecimento em relação a grandes eventos em locais públicos.
Finalmente, quero parabenizar tanto a Universal como a Record, que mais uma vez cumpriram suas maiores missões: evangelizar para o cristianismo e formar opinião com informação de qualidade. Com relação ao jornal O Globo, tenho a obrigação, enquanto cidadão, de repudiar o uso nada jornalístico de um veículo de comunicação com tanta tradição.
* Gilmaci Santos é deputado estadual e presidente do PRB no Estado de São Paulo. Participa das Comissões de Direito do Consumidor, Economia e Planejamento. É membro da CPI da Pedofilia.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações