Opinião - As verdades sobre o Dia D


26/04/2010 16:41

Compartilhar:


No último dia 21/4, a Igreja Universal do Reino de Deus, presente em 170 países, escreveu mais uma página na história evangélica do Brasil. Contando com a divulgação da Rede Record de Televisão, conseguiu mobilizar cerca de oito milhões de fiéis e cidadãos que foram às ruas e praças em todos os Estados. Tudo pelo chamado "Dia D" que, além das capitais, aconteceu no Distrito Federal. Artistas, como as cantoras Sula Miranda e Mara Maravilha, deram o toque artístico ao encontro.

Segundo o líder maior da Universal, bispo Edir Macedo, "este grande evento tem por objetivo que os cristãos possam concentrar suas orações para a tomada de decisão sobre grandes mudanças que esperam acontecer em suas vidas".

Foram quase três milhões de cidadãos em São Paulo e cerca de dois milhões no Rio de Janeiro. Aqui, realizado no Autódromo de Interlagos, o "Dia D" teve só elogios por parte do prefeito Gilberto Kassab. Já no Rio, infelizmente, a IURD sofreu - mais uma vez - ataques através de manchetes que compararam o caos das chuvas de fevereiro com um "caos" que também teria parado a cidade. Em tempo: vale lembrar que a Universal e a Record estão ajudando no atendimento dos flagelados por aquele quase dilúvio.

Mais uma vez, as inverdades jornalísticas vieram de meios e veículos das organizações Globo, cuja hegemonia (na televisão) vem perdendo audiência e credibilidade para a Record. Some-se a isso, o fato de que há uma deliberada intenção de prejudicar a imagem do crescente número de evangélicos no Brasil.

Outro fato lamentável foi a falta de postura do prefeito Eduardo Paes, que chegou a dizer que "desconhecia sobre o público que a mobilização da Iurd e da Record podia gerar" e que por isso a prefeitura carioca não teria trabalhado como devia. Lamentável, também, por se tratar de alguém que foi secretário de Esportes e Turismo, portanto com conhecimento em relação a grandes eventos em locais públicos.

Finalmente, quero parabenizar tanto a Universal como a Record, que mais uma vez cumpriram suas maiores missões: evangelizar para o cristianismo e formar opinião com informação de qualidade. Com relação ao jornal O Globo, tenho a obrigação, enquanto cidadão, de repudiar o uso nada jornalístico de um veículo de comunicação com tanta tradição.



* Gilmaci Santos é deputado estadual e presidente do PRB no Estado de São Paulo. Participa das Comissões de Direito do Consumidor, Economia e Planejamento. É membro da CPI da Pedofilia.

alesp