São José do Rio Preto tem economia baseada em serviços e indústria

Audiências Públicas do Orçamento 2012
22/07/2011 18:49

Compartilhar:

São José do Rio Preto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/saojose2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/sjosedoriopreto3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/saojose1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/sjosedoriopreto2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Localizada a 454 quilômetros da capital, São José do Rio Preto, a 12ª cidade mais populosa do Estado, receberá em 2/9, na Câmara Municipal da cidade, representantes de toda a região para debater com os membros da Comissão de Finanças, Orçamanento e Planejamento da Assembleia as principais reivindicações da região. Tendo despontado no início do século 20 como importante produtora de café, São José do Rio Preto tem sua economia movida pelo setor de prestação de serviços, responsável pela maior fonte de renda, seguida pelo setor industrial, composto, em geral, por micro, pequenas e médias empresas.



São José do Rio Preto, a região dos grandes lagos



Fundada em 19 de março de 1852, a história de São José do Rio Preto se inicia com o desbravamento e a ocupação do solo do sertão paulista em meados do século 19. A partir de 1840, mineiros fixaram-se e deram início à exploração agrícola e a criação de animais domésticos. Atualmente, a cidade é considerada um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do interior de São Paulo. Sua história econômica esteve por muito tempo ligada à cafeicultura, também presente em grande parte do Estado de São Paulo, principalmente no início do século 20. O município ainda conta com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte.



Marcha do café



Em 1912, com a chegada da estrada de ferro Araraquara, a cidade assumiu uma importante posição de polo comercial de concentração de mercadorias produzidas no então conhecido sertão de Avanhandava e de irradiação de materiais vindos da capital. Essa expansão ferroviária na região do município colaborou para que, no início do século 20, ocorressem vários movimentos de desbravamento e povoamento de novas localidades.

Esse processo foi baseado na economia que girava em torno do cultivo do café, que precisava de mais lugares para sua lavoura. O aumento das exportações, o esgotamento dos solos e a facilidade de empréstimos bancários foram as causas desse grande movimento que começou no Vale do Paraíba, passou pelas regiões das cidades de Campinas e Ribeirão Preto até chegar a São José do Rio Preto. E terminou no Estado do Paraná. Esse desbravamento ficou conhecido como a Marcha do Café.

Devido ao crescimento de São José do Rio Preto e cidades próximas, foi criada a Microrregião de São José do Rio Preto, reunindo, além do município, outros 28. São alguns dos mais populosos: Bady Bassitt, Guapiaçu, Guaraci, Ibirá, José Bonifácio, Mirassol, Nova Granada, Olímpia, Palestina, Potirendaba, Tanabi e Uchoa. Em 2010, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em cerca de 763.534 habitantes, em uma área total de 10,4 mil km².

A economia da cidade é movida pelo setor de prestação de serviços, responsável pela maior fonte de renda, seguida pelo setor industrial, composto, em geral, por micro, pequenas e médias empresas.



Centro médico-hospitalar



Um dos maiores destaques da cidade, senão o maior, é o centro médico-hospitalar, que tem reconhecimento internacional pelas pesquisas na área de cardiologia e é referência no tratamento de Aids e em transplantes de fígado. Por isso, a cidade também tem agitada vida universitária e, por consequência, uma movimentada noite e uma boa programação cultural e de eventos. São José do Rio Preto tem sete grandes centros universitários, entre eles a Unesp e Famerp (de medicina).

Conhecida como a capital da Região dos Grandes Lagos, a cidade tem na represa municipal um de seus mais bonitos cartões-postais.

alesp