Assembléia Legislativa encerra participação na Campanha do Agasalho 2005

Donativos foram levadas ao Palácio dos Bandeirantes e entregues ao Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama do Estado, Lu Alckmin
28/06/2005 20:20

Compartilhar:

Comitiva de mulheres de deputados que entregou, no Palácio dos Bandeirantes, as 12 mil peças arrecadadas na Campanha do Agasalho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/doacaopalacio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agasalhos arrecadados na Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/doacao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lú Alckmin recebe de Luciana Garcia doação da Campanha do Agasalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/luluciana2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lu Alckmin (dir) ressaltou que o objetivo da campanha não é apenas agasalhar, mas também vestir<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/lualckmin.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa encerrou nesta terça-feira, 28/6, sua participação na Campanha do Agasalho 2005, contabilizando 12 mil peças de vestuário e cobertores, dez vezes mais do que em 2004. Iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, a campanha na Assembléia foi liderada por Luciana Garcia, esposa do presidente da Casa, Rodrigo Garcia.

O slogan da campanha deste ano, estrelada por atletas, é "Solidariedade é um trabalho de equipe". O material arrecadado em diversos postos é repassado pelo Fundo Social a entidades sociais cadastradas, albergues, moradores de rua, crianças e idosos carentes.

Como em anos anteriores, a Assembléia Legislativa funcionou como posto de arrecadação e recebeu doações feitas por funcionários e esposas de parlamentares. A dentista Francislene Assis de Almeida Corrêa, esposa do deputado Eli Corrêa Filho (PFL), disse que, quando aceitou participar desta campanha de arrecadação, enfrentou certa dificuldade, mas depois de difundir a missão, passou a ser procurada por pessoas interessadas em colaborar.

As esposas dos deputados José Dilson (PDT) e Palmiro Mennucci (atualmente suplente), respectivamente, Miriam Iara Amorim de Carvalho e Jacy de Biagi Menucci, celebraram o resultado da campanha. Miriam, que preferiu comprar peças de roupas para doar, pediu uma participação maior das esposas de parlamentares nas próximas campanhas. Jacy afirmou que ações como esta são imprescindíveis num país tão carente como o nosso. Para ela, "só a conscientização e contribuição de quem pode doar é capaz de solucionar alguns problemas sociais".

Rodrigo Garcia também esteve presente no evento e agradeceu o esforço coletivo. Ele ressaltou que as esposas e os funcionários se sensibilizaram e acabaram por fazer uma doação significativa.

Luciana Garcia liderou a comitiva de mulheres de deputados que entregou, no Palácio dos Bandeirantes, as 12 mil peças arrecadadas na Campanha do Agasalho à presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin. "Mais importante do que a quantidade, é a qualidade do que as pessoas estão doando. Como as roupas vão para pessoas carentes, peças novas ou em boas condições ajudam a resgatar sua auto-estima", ressaltou a primeira-dama do Estado, apelando para que as doações sejam de peças que o próprio doador usaria, não daquelas que descartou.

O apelo pela qualidade das peças vem sendo feito há quatro anos, após a primeira campanha liderada por Lu Alckmin. "Quando assumi o fundo, senti que havia muita coisa estragada entre as doações. Por isso busco essa conscientização, para que a qualidade das peças doadas continue melhorando a cada ano".

Lu Alckmin ressaltou que o objetivo da campanha não é apenas agasalhar, mas também vestir. "Estamos pedindo meias sapatos, camisas, camisetas... porque muitas vezes as pessoas não têm nem roupas para procurar emprego com dignidade", dando um tom de reflexão à campanha. "Precisamos dividir um pouco do que temos com aqueles que mais precisam, até como forma de combater a violência".

Rede pública de ensino

As 5.300 escolas públicas que abrem aos finais de semana no programa Escola da Família foram destacadas como importantes parceiras pela primeira-dama do Estado, já que arrecadaram 7 milhões de peças. O Fussesp já é parceiro de 4 mil dessas escolas com as padarias artesanais, que ensinam técnicas de panificação a mães, pais e alunos, além de ajudar, durante a semana, na produção da merenda escolar. "Os pais dentro da escola inibem a entrada de drogas e de violência, além do que ajudam a preservar o patrimônio público. Mas é a conscientização dos jovens que nós temos buscado, levando-os a uma reflexão sobre a importância da doação e do amor ao próximo".

Parcerias

Lu Alckmin destacou também a importância da parceria com a agência de propaganda DPZ, cujo diretor Roberto Duailib é conselheiro do Fussesp. "Em 2004, tivemos a colaboração de Rodrigo Santoro. Este ano a campanha foi feita com a participação de atletas. Nem os meios de comunicação que veiculam a campanha cobraram do fundo social. Tudo é doação".

A arrecadação organizada pelo Fussesp vem aumentando a cada ano, de forma que em 2001, foram arrecadadas 550 mil peças; em 2002, 2,2 milhões; e em 2003, 7 milhões de peças. "No ano passado, conseguimos 11 milhões de agasalhos. Isso é uma prova de que a sociedade civil, as empresas e os órgãos públicos vêm participando cada vez mais", ponderou a primeira-dama, que não arriscou uma estimativa para a campanha atual, que vai até 12/7. "Esperamos arrecadar sempre mais do que o ano anterior!"

Distribuição

Desde que a campanha foi lançada, em 3/5, tudo o que chega aos depósitos do fundo, depois de ser feita uma triagem, é imediatamente doado. "No interior, esse trabalho é feito em parceria com as primeiras-damas e os presidentes de fundos municipais", afirmou Lu Alckmin, ressalvando que as arrecadações feitas no interior ficam com a própria cidade. "Mas as 50 cidades com IDH mais baixo, que não conseguem arrecadar, nós ajudamos daqui. Já os cobertores, eu tenho quase certeza que nós poderemos distribuir em todos os 645 municípios do Estado", comemorou.

alesp