Autoridades polonesas visitam a Assembléia


23/04/2007 17:53

Compartilhar:

Foram tratados diversos assuntos, entre eles a importância do ingresso da Polônia na União Européia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/bogdan geral MAU_0017.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bogdan Borusewicz e presidente Vaz de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Bogdan Borusewicz e Pres Vaz de Lima (5).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bogdan Borusewicz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Bogdan Borusewicz Marechal do Senado da Republica da Polonia (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima, recebeu nesta segunda-feira, 23/4, no gabinete da Presidência, uma comitiva de autoridades polonesas composta pelo marechal do Senado da Polônia, seis senadores, diretores dos departamentos de Assuntos Exteriores e da Legislação do Senado, e ainda o cônsul geral da República da Polônia em São Paulo e o vice-presidente da Câmara Nacional de Comércio.

Vários assuntos de interesse comum foram abordados, assim como informações sobre as características próprias de cada país e, em especial, a importância da entrada da Polônia na União Européia. O marechal do Senado, Bogdan Borusewicz, declarou que só a perspectiva da entrada do país na União Européia já havia criado um novo impulso de desenvolvimento nacional. "Hoje, crescemos em torno de 6% ao ano, tendo recebido grandes investimentos financeiros da comunidade européia, cerca de 11 bilhões de euros só no período de 2004 a 2006.

A Polônia também é um bom local para a entrada de capital de outros países, já que é um ponto de convergência também de interesses econômicos do Leste Europeu. Temos uma aprovação de 85% da população, e avaliamos que em poucos anos estaremos no mesmo nível de desenvolvimento da Espanha", disse Borusewicz.

Programa de desburocratização

Perguntado sobre quais os instrumentos utilizados pelo governo brasileiro para incentivar o desenvolvimento das pequenas e médias empresas, Vaz de Lima explicou inicialmente que o Brasil é uma república federativa, o que significa que o investidor é tributado pela União e pelos Estados. "Hoje, estamos lutando contra uma grande praga: a burocratização. No nosso Estado, são necessários 106 dias para abrir uma empresa. O programa de desburocratização que se pretende criar em São Paulo tem a intenção de fazer com que o governo estadual seja um indutor de desenvolvimento."

Educação e cultura

A senadora Ewa Tomaszewska quis saber do presidente da Casa como o país lida com a pobreza e o que tem sido feito para combater o problema. "O Brasil é um país miscigenado. O desnível sociocultural é muito grande " o Sul e Sudeste, que receberam influência européia, concentram a renda e a mão-de-obra, já o Norte e Nordeste, que tiveram um pequeno desenvolvimento industrial, têm mais dificuldades em relação à pobreza. Apesar de o governo central e os Estados terem um programa de transferência de renda, no nosso entendimento, só sairemos dessa situação investindo em educação, cultura e em mão-de-obra", afirmou Vaz de Lima.

O presidente da Assembléia disse que a economia nacional não comporta parcerias unilaterais. Sendo assim, segundo ele, o país luta para incentivar o incremento do Mercosul, além de estar abrindo seu mercado tanto para os Estados Unidos quanto para a União Européia.

Sobre a preocupação mundial em relação à emissão de gás carbônico na atmosfera, o presidente da Casa salientou que o Brasil se encontra muito avançado neste aspecto, tendo investido em fontes de energia alternativas, o que nos colocará numa posição favorável em relação aos outros países.

Ao final do encontro, Vaz de Lima entregou ao presidente do Senado polonês um quadro com amostras de produtos nacionais: semente de pau-brasil, café, canela, feijão branco e sal. Em retribuição, Borusewicz entregou a Vaz de Lima uma medalha do Senado polonês e uma garrafa de vodca polonesa.

alesp