Assembléia promoverá debate sobre flotação do Rio Pinheiros
A Assembléia Legislativa realiza na sexta-feira, 28/3, das 9 às 13h, no Auditório Teotônio Vilela, audiência pública para debater o polêmico projeto de flotação no rio Pinheiros. O projeto nasceu em dezembro de 2001 de uma parceria entre a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e a Petrobras. Até o momento já foram comprometidos cerca de R$ 84 milhões neste projeto
A polêmica do projeto tem múltiplos aspectos porque a flotação propõe melhorar a qualidade da água do rio Pinheiros, que, bombeada para a represa Billings, na região do ABC, potencializará a geração de energia na usina Henry Borden, em Cubatão, e impactará o manancial em sua produção de água para a Região Metropolitana. A flotação em fluxo " nome técnico do método " é um processo físico-químico que aglutina resíduos sólidos e detritos em flocos, levados à superfície por injeção de ar, para posteriormente serem recolhidos por dragas.
A iniciativa do debate é dos deputados Donisete Braga, Adriano Diogo, Antonio Mentor, Rui Falcão e Sebastião Almeida, todos do PT. Os debatedores são Antonio Bolognesi, Diretor de Geração da EMAE; Marcelo Salles Holanda de Freitas, Diretor de Tecnologia e Desenvolvimento da SABESP; Marussia Whately, Coordenadora do Instituto Socioambiental (ISA); José Eduardo Ismael Lutti, promotor de Justiça do Meio Ambiente da capital; e Ildo Sauer, professor titular do Programa Interunidades de Pós-Graduação.
A flotação, segundo os organizadores do debate, interessa a toda a sociedade paulista porque trará impacto para as populações da Capital, Região Metropolitana de São Paulo e da Baixada Santista. Envolve ainda um conflito histórico em relação ao uso da água: a prioridade é para o abastecimento público ou para a geração de energia? Também não está equacionado o destino do material retirado do processo de flotação, principalmente o iodo. Por fim, não estaria garantida a qualidade da água a ser bombeada para a Billings porque o processo não atinge a causa principal da poluição dos rios e dos mananciais: a falta da coleta e tratamento dos esgotos.
Justiça
A polêmica sobre a flotação chegou ao Judiciário. Os deputados Donisete Braga, 1º secretário da Assembléia Legislativa, e Antonio Mentor ingressaram com uma Ação Popular na 1ª Vara Cível da Justiça Federal, pedindo a realização de estudos de impacto ambiental, dispensado por meio de parecer jurídico. O Ministério Público do Estado (MPE) também ingressou com Ação Civil e conseguiu impedir os testes, que foram iniciados há cerca de quatro meses, depois de acordo firmado entre o MPE e a EMAE.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações