Yago Tauá conquista na Itália o "Premio Roma 2009"


16/02/2009 15:01

Compartilhar:

Yago Tauá apresentando ao superintendente do Patrimônio Cultural, Emanuel von Lauenstein Massarani o premio com que foi distinguido por sua escultura em mármore "A dama do véu." <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/yago e massarani (4 of 4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A dama do véu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/yago a dama do veu.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Escultor com obra no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Yago Tauá acaba de regressar a São Paulo após conquistar o Premio Roma 2009, este ano em sua primeira edição.



O artista paulista permaneceu na Itália desde setembro de 2008 realizando um estagio no ateliê do consagrado artista William Tode em sua propriedade "Il Parnaso", na cidade de Gonzaga, na província de Mantova, no norte da Itália.



Considerado um dos maiores protagonistas da arte contemporânea italiana, William Tode foi durante mais de 30 anos um dos artistas mais empenhados e significativos do neorealismo italiano na pintura e do cubismo futurista na escultura.



O jovem Yago Tauá que nasceu em São Paulo em 1979, deverá voltar para Europa no próximo mês de maio afim de continuar seu aperfeiçoamento em escultura com o grande mestre. Desde setembro o premiado escultor brasileiro produziu cerca de uma dezena de obras que estão sendo fundidas em bronze na tradicional Fundição Brustolin de Verona.

alesp