Frente está preocupada com orçamento da CATI


24/11/2009 17:51

Compartilhar:

Reunião na prefeitura de Pindamonhangaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/CARLINHOS1CATI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O corte brusco no orçamento da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, levou os deputados da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte a se reunirem, no dia 23/11, na prefeitura de Pindamonhangaba. Os deputados temem que o corte possa prejudicar a assistência técnica aos agricultores.

Carlinhos Almeida (PT) diz que, na proposta de Orçamento de 2010, o governo do Estado prevê reduzir os recursos da Cati em quase 40%. "É um corte brutal no orçamento da Coordenadoria que pode comprometer seriamente os programas desenvolvidos pelas Casas de Agricultura junto a agricultores e pecuaristas", lamenta.

Carlinhos lembra que a Cati disponibiliza engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, zootecnistas e médicos veterinários que prestam informações e orientam o produtor rural na condução de seus negócios. Conforme ele, os deputados da frente vão trabalhar na tentativa de recompor o orçamento da Cati para que ela continue a prestar assistência técnica.

Carlinhos também teme que a redução do orçamento da Cati possa no futuro interferir nos programas dos Territórios Rurais, que os municípios da região pretendem criar. O Território Rural é uma iniciativa do governo federal, criada em 2003, que agrupa municípios em territórios por identidade para facilitar o planejamento de ações para o desenvolvimento dessas regiões.

"As casas de Agricultura estão presentes nos municípios por todo Estado. O corte pode prejudicar o apoio dessas casas a ações importantes, como o Programa de Desenvolvimento da Aquicultura Familiar, destinado a consórcios municipais ou para áreas com concentrações de pescadores artesanais ou de agricultores familiares, um dos previstos nos Territórios Rurais".



carlinhos@carlinhos.org

alesp