Primeira-dama entrega padarias artesanais em Franca


02/03/2005 15:51

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Roberto Engler

A primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, e o secretário adjunto da Educação, Paulo Barbosa, estiveram em Franca no sábado, 26/2, às 10h, para realizar a entrega simbólica de 121 kits das padarias artesanais para três municípios da região. Eles foram recebidos pelo deputado Roberto Engler (PSDB) e pelo prefeito Sidnei da Rocha, além de autoridades e lideranças políticas.

A cerimônia de entrega aconteceu na Escola Estadual "Torquato Caleiro", no centro da cidade, à rua Líbero Badaró, 1150, sob a direção da professora Olintha Pereira Marcantonio. "Essa escola faz parte da minha história pessoal: fui aluno dela por onze anos e depois professor de física por mais nove, e para mim foi muito significativo que a cerimônia de entrega dos kits de padarias artesanais tenha acontecido nesse prédio", comentou o deputado Roberto Engler.

Ao todo, são 64 escolas estaduais beneficiadas com o programa do Fundo Social de Solidariedade na região de Franca. Outras 34 receberam os kits na região de Barretos, e mais 23 escolas na região de São Joaquim da Barra também contarão com as padarias artesanais. Para Lu Alckmin, além de capacitar, gerar renda e emprego, a instalação da padaria artesanal nas unidades de ensino visa aproximar a comunidade do convívio escolar, o que os levará a valorizar o patrimônio público, evitando a violência e a entrada de drogas nas escolas.

Capacitação

O projeto de Padarias Artesanais faz parte do Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade. Consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria, compostos por forno, botijão de gás, batedeira, liquidificador, balança e assadeiras, são captados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo junto à iniciativa privada e distribuídos gratuitamente a entidades e associações cadastradas, Fundos Municipais de Solidariedade e escolas. Cada kit custa, em média, de R$700,00 a R$ 1.200,00 dependendo da negociação do parceiro.

Iniciado há três anos, o Programa de Padarias Artesanais já implantou mais de 6.500 unidades em todo o Estado, em cerca de 1.900 entidades sociais da Capital cadastradas no Fussesp, favelas e nos 645 municípios do Estado.

O Fundo Social, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria Estadual da Agricultura capacita, em sua sede, os agentes multiplicadores, que têm o compromisso de repassar em suas comunidades as técnicas de panificação, além de noções de saúde, higiene, ética e cidadania. Desde o início do programa, mais de 13 mil pessoas foram capacitadas.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp