Desarmamento nuclear é debatido na Assembleia


06/08/2009 21:10

Compartilhar:

Kunihiko Bonkohara, sobrevivente do ataque nuclear <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/Marcha - Kunihikp Bonkohara_0049.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/logo - marcha para paz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestrantes do seminário pela paz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/Marcha_0113.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Takashi Morita, sobrevivente do ataque nuclear <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/Marcha - Takashi Morita_0006.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Soninha Francine, subprefeita da Lapa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/Marcha - soninha_0061.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa foi palco nesta quinta-feira, 6/8, do seminário Desarmamento Nuclear - um Direito Humano, promovido pela Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência. Eventos similares ocorreram em mais de 300 cidades no mundo, e lembraram os 64 anos do lançamento de uma bomba nuclear sobre a cidade japonesa de Hiroshima.

O seminário teve o apoio dos deputados Pedro Bigardi (PCdoB), Simão Pedro (PT) e Carlos Giannazi (PSOL). Na abertura dos trabalhos, os deputados Helio Nishimoto (PSDB) e Carlos Giannazi destacaram a importância da iniciativa, principalmente na atual conjuntura política mundial. "A violência está banalizada, mas não podemos perder nossa capacidade de indignação", disse o deputado Pedro Bigardi.

No evento foram apresentados vídeos sobre a situação atual dos arsenais militares, demonstrando o alto custo de sua manutenção, dinheiro que seria suficiente para acabar com a fome no mundo, e sobre a Marcha Mundial. Uma exposição com fotos das vítimas e das cidades de Hiroshima e Nagasaki foi montada, e o público presente pôde manusear pedaços de pedaços de telha carbonizados pela radiação do ataque nuclear de 64 anos atrás.



Sobreviventes e palestrantes



Takashi Morita e Kunihiko Bonkohara narraram como foi o ataque nuclear a Nagasaki e Hiroshima, aos quais sobreviveram e que esperam que nunca se repitam. Eles fazem parte da Associação das Vítimas de Bomba Atômica no Brasil e da Associação Hibakusha-Brasil pela Paz, e lembraram que a radiação resultante dos ataques ainda faz vítimas. No Brasil residem 125 sobreviventes, que lutam para receber do governo japonês a necessária assistência médica.

Atual subprefeita da Lapa, na Capital, Soninha Francine conclamou os presentes a lutarem pela paz, pois "não é normal a violência como forma de resolver conflitos". Diretor do Instituto Cultural Hiroshima de São Paulo e professor da Fundação Getúlio Vargas, atuante na área de Relações Internacionais, Alexandre Motonaga também se posicionou pela paz, e lembrou que ainda hoje, apesar de diversos acordos pelo desarmamento nuclear mundial, há cerca de 30 mil ogivas nucleares.

Rodrigo More, professor e advogado nas áreas de direito internacional e marítimo, discorreu sobre os tratados internacionais, que considerou uma "moldura legal onde se pinta o que quer, pois o que vale são as forças políticas". Cabe à sociedade formar uma massa crítica para militar de forma consistente pelo desarmamento nuclear, afirmou.

"A maioria das pessoas não gosta de guerras", disse o jornalista e professor Hamilton Octavio de Souza, para quem o tamanho da luta pela paz é imenso, e parece estar a cargo de "um bando de lunáticos e visionários que se contrapõem às potências mundiais". Mas quando se ouve o relato dos sobreviventes, fica clara a "concretude da catástrofe", e se percebe que é uma luta pela salvação da própria humanidade. Ele ainda considerou os tratados internacionais importantes, por significarem uma tomada de consciência da humanidade.



A marcha



A Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência é uma iniciativa internacional com o objetivo de criar consciência sobre essas questões, e foi idealizada pela ONG Mundo Sem Guerras e o Movimento Humanista. São 120 países participantes, e diversas personalidades políticas, religiosas, esportivas e artísticas apoiam o movimento. Uma equipe internacional fará uma marcha ao redor do mundo, saindo da Nova Zelândia no dia 2/10/2009, passando por todos os continentes. A caminhada se encerrará, dia 2/1/2010, em Punta de Vacas, aos pés do Aconcágua, na Argentina.

A marcha propõe o desarmamento nuclear mundial, a retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados, a redução progressiva dos armamentos convencionais, a assinatura de tratados de não-agressão entre países e a renúncia pelos governos de utilizar a guerra como meio de resolver conflitos. Maiores detalhes podem ser obtidos no site www.marchamundial.org.br.

alesp