CPI da Pedofilia recebe promotor


26/05/2010 16:03

Compartilhar:

José Blat e José Bruno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/JOSEBRUNOPEDOFPROMOT.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A quinta reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia, presidida pelo deputado José Bruno (DEM), em andamento na Assembleia Legislativa paulista, aconteceu nesta terça-feira, 25/5, e ouviu o depoimento do promotor de Justiça Criminal José Carlos Blat.

O promotor discorreu sobre a abordagem do MP nos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes e citou alguns emblemáticos, como o protagonizado por um conhecido médico pediatra paulista que abusou de pelo menos 12 menores em seu consultório. Blat, que participou deste e outros casos, sugeriu aos deputados leis e medidas específicas à temática para análise e estudo da Comissão.

Algumas das propostas apresentadas por ele sinalizam a necessidade de dispositivos legais que visem maior proteção para a vítima, que na maioria dos casos é menor de idade. O promotor José Carlos Blat também acredita que a abordagem para com as vítimas precisa mudar, pois, segundo ele, o profissional capacitado em muitas áreas nem sempre está preparado para lidar com os casos de abuso e exploração de crianças e adolescentes, que é específica. "É interessante ter grupos especializados porque estes menores não precisam sofrer mais um trauma decorrente de tratamentos inadequados. Tanto na fase policial quanto em juízo as perguntas são feitas diretamente à criança, o que é um erro", conta. "É o elefante na loja de cristais", compara.



josebruno@al.sp.gov.br

alesp