Vale do Paraíba passa por graves dificuldades no atendimento de saúde

Audiências Públicas do Orçamento 2012 - Taubaté
12/09/2011 20:35

Compartilhar:

Donisete Braga e Carlinhos Almeida <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/AudOrcamentoTaubateVERADoniseteBragaeCarlinhos Almeida.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Aurélio de Souza <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/AudOrcamentoTaubateVERAMarcoAurelioSouza.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vitor Sapienza <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/AudOrcamentoTaubateVERAVitorSapeinza.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Câmara Municipal de Taubaté <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/AudOrcamentoTaubateVERAFachadaCM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Simão Pedro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/AudOrcamentoTaubateVERASimaoPedro.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública em Taubaté debate o Orçamento 2012 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/AudOrcamentoTaubateVERA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Lúcia, prefeita de São Luiz do Paraitinga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/AudOrcamentoTaubateVERAAnaLuciaPrefSaoluizdoParaitinga.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Olimpio Gomes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/AudOrcamentoTaubateVERAMajorOlimpioGomes.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vera Saba, Vice-prefeita de Taubaté<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/AudOrcamentoTaubateVERAVeraSabaVicePrefTaubate.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Taubaté abriga o único hospital regional e ainda sofre com a criminalidade alta



Audiência pública para debater o Orçamento 2012 com a população do Vale do Paraíba, que apresentou muitas queixas quanto ao atendimento público de saúde e à violência, foi realizada nesta segunda-feira, 12/9, na Câmara de Taubaté. Organizada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), a reunião presidida por Mauro Bragato (PSDB) ainda teve a presença do vice-presidente Luiz Cláudio Marcolino (PT), dos membros Ana Perugini (PT), Regina Gonçalves (PV), Vitor Sapienza (PPS), e de Afonso Lobato (PV), Marco Aurélio (PT), Olimpio Gomes (PDT), Donisete Braga e Simão Pedro, ambos do PT, além da vice-presidente da Câmara, Maria das Graças Oliveira, e do deputado federal Carlinhos Almeida (PT).

Para Bragato, as audiências são uma experiência que vem dando resultados, no sentido de direcionar melhor os investimentos do Orçamento estadual que, para 2012, está com previsão de arrecadação da ordem de R$ 160 bilhões.

Marcolino informou que vários municípios do Vale e do litoral norte se fizeram representar na audiência, esclarecendo que o evento é suprapartidário e democrático.

A violência é, segundo a vice-presidente da Câmara, o maior problema de Taubaté, nos dias de hoje. Vítima recente da violência, Afonso Lobato, que representa a região no Parlamento paulista, usou a palavra para apresentar as prioridades de recursos para Taubaté: aumento de leitos UTI, ampliação do Hospital Regional e recuperação das estradas estaduais que cortam a região.

Sapienza disse que investimentos em segurança especificamente em um município é iniciativa louvável, mas a criminalidade acaba se transferindo para outra cidade. Assim, as ações devem ser regionais, para que tenham resultado efetivo.

Polo tecnológico de ponta, a região, de acordo com Regina Gonçalves, apresenta dificuldades no setor social. Portanto, ela espera sair da audiência com boas sugestões para esse segmento. Sua colega de comissão, Ana Perugini afirmou que o importante de uma reunião como esta é o vínculo que o Legislativo estabelece com a população, de forma que os cidadãos deixem claro o que é primordial para sua região.

Regionalizar o Orçamento é, para Simão Pedro, uma necessidade, sobretudo, por conta da dimensão dos valores orçamentários, cuja melhor distribuição deve beneficiar setores como a educação.

Também representante da região no Legislativo, Marco Aurélio disse que o evento permite que os cidadãos participantes sejam uma caixa de ressonância dos anseios da população de todo o Vale.

Coordenador da Frente de Enfrentamento ao Crack, Donisete Braga tem acompanhado as audiências para coletar informações sobre o avanço da droga no Estado. No Vale, mais de 40% dos usuários consomem crack, segundo questionário que a frente enviou aos gestores municipais. O deputado pretende incentivar políticas públicas contra essa situação.

As audiências são um espaço para aprender com o cidadão, disse Olimpio Gomes. O deputado destacou que a região tem um excedente de unidades prisionais e que, por isso, mereceria compensação financeira, conforme prevê projeto de sua colega Ana Perugini. A exemplo dos demais deputados, Olimpio se solidarizou com Afonso Lobato, pelo trauma recente de um assalto.

Carlinhos Almeida lembrou que o governador acaba de enviar à Assembleia Legislativa projeto que cria a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, iniciativa que se soma à audiência para que a região possa receber mais recursos e benfeitorias.



Pedidos regionais e Taubaté



Os manifestantes de várias cidades do Vale apresentaram pedidos para a região e também em especial para suas cidades. A prefeita de São Luis do Paraitinga, Ana Lucia, solicitou para as cidades pequenas unidades do Ambulatório Médico de Especialidades, melhorias nas estradas rurais e investimentos na agricultura. Mais hospitais regionais, um no fundo do Vale e outro no litoral norte, e uma agência de desenvolvimento foram pedidos para a região. Para os agentes penitenciários foi solicitada bolsa-formação e para as unidades prisionais infraestrutura adequada que minimize a superlotação. Já para a Fundação Itesp, o pleito foi de R$ 10 milhões em verbas para atender as comunidades de assentados, inclusive os quilombolas. Casa Abrigo regional, que atenda mulheres vítimas de violência, foi outra reivindicação.

Taubaté abriga o distrito de Quiririm, o qual requer uma unidade de Corpo de Bombeiros. Já a estrada de ligação entre o município e Caçapava carece de recuperação. Taubaté aguarda também uma unidade da rede Lucy Montoro e mais investimentos no hospital regional, bem como sua ampliação. A cidade tem uma taxa de homicídios alta, pois a ONU estabelece de acordo com escala de relatividade a 100 mil habitantes, o número 10 como aceitável, e Taubaté tem o indicador 19. Resultado de audiência anterior, os hidrômetros individuais no Cecap 3, em Taubaté, serão instalados e alguns participantes agradeceram pela solução. Finalmente a vice-prefeita de Taubaté, Vera Saba, defendeu campanha de conscientização e criação de frente para combater a corrupção, mediante projetos que permitam mais transparência do poder público.



O Vale e o litoral norte



A Estrada velha Rio-São Paulo, que passa por Caçapava e serve a funcionários de unidade da Volkswagen, está em péssimas condições e precisa ser recuperada, por ser uma alternativa rodoviária à Dutra. Caçapava ainda necessita de ampliação do fórum e de uma piscina pública.

Para Jacareí, foram solicitadas a criação de Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência, mais uma unidade de Corpo de Bombeiros e a recuperação das estradas de ligação a Santa Branca e a São José dos Campos.

Natividade da Serra sofre com a questão do transporte de balsa em suas represas e Ubatuba com a destinação do lixo. A cidade tem restritos recursos para o transbordo do lixo, atividade imposta pela Cetesb a todos os municípios do litoral norte. Seus representantes pedem soluções.

A reivindicação das mulheres de Pindamonhangaba é uma delegacia de defesa da mulher, com atendimento 24 horas, e uma Casa Abrigo. O distrito do município, Moreira Cesar, já conta com área para a instalação de uma delegacia de polícia e seu sub-prefeito, Carlos Ribeiro, pleiteia sua instalação, além da repavimentação da estrada de ligação a Aparecida do Norte.

A próxima reunião da comissão acontece nesta quinta-feira, às 10h, na Câmara de Campinas.

alesp