Incra fará medição de pequenas propriedades rurais de São João da Boa Vista


16/09/2005 16:03

Compartilhar:


O deputado Simão Pedro (PT) estará em São João da Boa Vista, nesta segunda-feira, 19/9, acompanhado do superintendente estadual do Incra, Raimundo Pires, para se reunir com o prefeito Nelson Nicolau e representantes do Sindicato Rural. "Vamos tratar de assunto de extrema importância para os pequenos proprietários rurais: a realização do georeferenciamento das propriedades", ressalta o deputado. Pedro deverá ainda visitar a câmara municipal da cidade, a convite de seu presidente, Fernando Nagib.

O georeferenciamento das propriedades de até quatro módulos fiscais a ser realizado pelo Incra é uma determinação de lei federal aprovada no governo Lula. Trata-se de uma medição dos limites das propriedades, feitos por técnicos do órgão, que passarão a ter registro no cartório da cidade. "Ter a propriedade georeferenciada é importante para que os pequenos produtores possam ter acesso a linhas de crédito e a financiamento junto aos órgãos e bancos públicos", explicou Simão Pedro.

Embora seja obrigação do Incra realizar esta função, o órgão em São Paulo tem recursos para fazer o georeferenciamento em apenas cinco ou seis municípios. Por sugestão do deputado, o município de São João da Boa Vista poderá ser contemplado, já que mais de 70% de suas propriedades rurais são de agricultores familiares.

O Incra também está estudando implantar um assentamento-escola na cidade de Caconde, onde a União possui uma propriedade de 200 hectares que está sendo subutilizada com atividades da Igreja Católica, a atual responsável pela área.



spedro@al.sp.gov.br

alesp