Escola estadual sem carteiras e com poucos funcionários


19/02/2010 17:36

Compartilhar:

Deputado constata a sala vazia na E.E. Café Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/GIANNAZILETIVO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em diligência feita, no dia 18/2, à Escola Estadual Presidente Café Filho, na zona sul da capital, o professor e deputado Carlos Giannazi (PSOL), que é membro titular da Comissão de Educação da Alesp, ficou perplexo com a situação que encontrou: crianças iniciando o primeiro dia de aula sentadas no chão por falta de cadeiras e carteiras. Além disso, a comunidade escolar reclamou ao parlamentar que a escola é muito grande e não possui número suficiente de funcionários para limpeza, preparo de merenda e gestão administrativa.

A Diretoria de Ensino Sul-2 orientou a direção da escola a colocar os alunos nas salas sem carteiras e sem mesa de professor. Ao todo são cerca de 200 crianças, só no período da tarde, distribuídas em sete salas nestas condições.

Giannazi também estranhou os valores expostos nas placas de reforma da escola (cerca de R$ 3 milhões) e construção das novas salas (mais de R$ 4 milhões). O parlamentar vai pedir que o TCE investigue essa obra, pois, para ele, existem indícios de superfaturamento.

O deputado entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação para exigir a entrega das carteiras e mais funcionários para que a escola possa funcionar com o mínimo de dignidade. Ele também protocolou a denúncia na Comissão de Educação para que o caso seja investigado. "Não tem outra palavra para descrever a cena: é humilhante a situação dessas crianças e dos profissionais da Educação que dão aulas nestas salas sem mobiliário adequado, pois essa falta de respeito com a escola e, consequentemente, com o processo pedagógico, mexe com a auto-estima de alunos, pais e professores da "Café Filho", diz Giannazi.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp