Assembleia pode realizar uma série de debates para levar propostas do Estado à Rio+20

Objetivo da Comissão de Defesa do Meio Ambiente é criar comissão de representação para participar do evento
27/03/2012 18:13 | Da Redação: Luciana Podiesi Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Beto Trícoli, presidente da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2012/fg86978.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Donisete Braga <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2012/fg86979.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2012/fg86980.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizada nesta terça-feira, 27/3, os membros da comissão sugeriram que a Assembleia Legislativa organize, no segundo quinzena de abril, uma agenda de debates sobre a questão do desenvolvimento sustentável. O objetivo da comissão é levar à Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre 13 e 22/6, as propostas de São Paulo sobre o tema.

Outro evento internacional mencionado pelos parlamentares foi o Fórum Mundial das Águas, realizado em Marselha, França, entre 12 e 17/3. A Assembleia Legislativa foi representada pelo presidente da comissão, Beto Trícoli (PV), que, nas próximas reuniões da comissão, entregará aos parlamentares relatórios, imagens e outros documentos sobre o evento.

O Fórum Mundial das Águas acontece a cada três anos e, em 2018, será sediado em Brasília.



Rio+20



A Rio+20 é assim conhecida porque marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). O objetivo da conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

O evento é um processo intergovernamental dirigido pelos Estados-membros das Nações Unidas, com forte engajamento do sistema ONU e da sociedade civil. Diversas reuniões preparatórias dos Estados-membros estão sendo realizadas nos meses que antecedem a conferência, para discutir o objetivo e os temas propostos. A conferência contará com a participação de chefes de Estado e de governo, bem como de outros representantes, e deverá resultar em documentos consensuais.

Em junho, os representantes de 180 países abordarão a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.



Para maiores informações acessar o site www.rio20.gov.br/

alesp