Fórum mundial vai debater educação profissional

Evento, em Florianópolis, já contra com 10 mil inscrições
28/03/2012 21:39 | Monica Ferrero " foto: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

João Paulo Rillo, Leci Brandão, Simão Pedro, Ary Fossem, Neusa Alves, Edson Ferrarini e Beto Tricoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2012/fg87024.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Belavenuto e Cristiane Bibiano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2012/fg87025.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2012/fg87026.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Educação e Cultura realizou, nesta quarta-feira, 28/3, audiência pública para marcar o Dia Nacional da Mobilização pelo 2º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Como ressaltou o presidente da comissão, Simão Pedro (PT), o encontro, a ser realizado em Florianópolis (SC), entre os dias 28/5 e 1º/6, já tem mais de 10 mil inscritos, o que demonstra a importância do debate.

O valor da educação e da cidadania, principalmente no atual momento no Brasil, onde há falta de técnicos especializados, foi citado pelos deputados Beto Tricoli (PV), Leci Brandão (PCdoB), Ary Fossen (PSDB) e Edson Ferrarini (PTB). Também esteve presente o deputado João Paulo Rillo (PT).

Neusa Santana Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteeps), disse que o financiamento da educação será um dos assuntos a serem abordados no 2º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que terá como tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade. Ela ainda informou que o Paula Souza irá apresentar no fórum cinco projetos, e finalizou dizendo que as necessárias mudanças na educação só ocorrerão com debates e mobilização.



Mulher e trabalho



Na segunda parte da audiência pública, a economista Ana Maria Belavenuto e a socióloga Cristiane Bibiano, ambas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), abordaram o tema Desafios para as mulheres no mercado de trabalho. Elas apresentaram dados da Pesquisa Emprego e Desemprego (PED), feita em conjunto com o Seade e o Ministério do Trabalho e Emprego, entre 2010 e 2011, nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador, Recife e São Paulo, além do Distrito Federal.

Segundo a pesquisa, houve melhoria da situação da mão de obra feminina no Brasil, mas as diferenças salariais persistem, embora tenham sido reduzidas. Outro dado colocado foi o fato de as mulheres ainda serem minoria (21,4%) nos postos de comando, mesmo que tenham escolaridade superior à dos homens.

Os dados sobre a pesquisa podem ser acessados no site do Dieese. Informações sobre o 2º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica estão no site do Forum Edutec.

alesp