Fraternidade e saúde pública, tema da Campanha da Fraternidade 2012


10/04/2012 20:26 | Da Redação

Compartilhar:

Monique Bourget<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113273.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Legal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113274.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Monique Bourget, Fernando Legal e Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113282.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Campanha da Fraternidade de 2012, com o tema Fraternidade e saúde pública, foi abordado pelo bispo Dom Fernando Legal e pela irmã Monique Bourget, da Comunidade Santa Marcelina, numa reunião com membros da Comissão de Saúde. Coordenada pelo deputado Marcos Martins (PT), presidente da comissão, o evento, ocorrido nesta terça-feira, 10/4, no plenário José Bonifácio, contou com a presença dos deputados Adriano Diogo, Gerson Bittencourt, Edinho Silva e Enio Tatto, do PT, Ulysses Tassinari (PV), do vereador de Cotia Toninho Calunga e de lideranças comunitárias.

Dom Fernando Legal falou sobre a Campanha da Fraternidade. "Inicialmente, as campanhas se destinavam aos católicos, ao público interno da igreja. Aos poucos, foi se estendendo a toda a comunidade, independente da orientação religiosa. A partir de 1966, a iniciativa visou olhar para a sociedade, procurando renovar-se ao lado dos avanços desta. A cada ano, procuramos encontrar uma referência para nortear nossa campanha, e neste ano nos baseamos no Eclesiástico, que tem uma referência ao médico, e, por extensão, ao profissional de saúde", explicou o bispo da Diocese de São Miguel Paulista e encarregado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a acompanhar a divulgação da campanha.

De acordo com a representante da entidade filantrópica Santa Marcelina, o Sistema Único de Saúde (SUS) traz consigo a marca da política de inclusão. "Esta política de inclusão, aparentemente delimitada como discurso político, é na verdade uma experiência cristã", considerou. "Libreto sobre a Campanha da Fraternidade 2012, subscrito pela Irmãs Marcelinas e distribuído na reunião, diz que a campanha nos provoca a refletir sobre ao vários aspectos da saúde no país e especialmente sobre o ideal traçado pelo Sistema único de Saúde, conquista da população traduzida na redação Constituição de 1988. Mas o nosso olhar se depara sobre as disparidades entre oferta e procura do SUS, e quanto ainda falta para conquistarmos". Para a irmã Monique é necessário que se amplie o financiamento para que haja saúde para todos.

alesp