Tratamento de gestantes com dependência química


11/04/2012 17:57 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Morando e Alckmin inauguram serviço psiquiátrico para gestantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113350.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Orlando Morando (PSDB), juntamente com o governador Geraldo Alckmin, inaugurou nesta terça-feira, 10/4, dez novos leitos exclusivos para grávidas no Hospital Psiquiátrico Lacan, em São Bernardo do Campo. Com a atuação do deputado, a cidade será a primeira no Estado de São Paulo a ganhar o serviço especializado no tratamento de gestantes com dependência química.

"Levantamentos apontaram um aumento do número de mães dependentes de crack e cocaína que perderam a tutela de seus bebês em razão do vício. Pensando em salvar a vida das mães e dos bebês, o governo do Estado teve essa importante iniciativa", comentou o deputado Orlando Morando.

Com investimento aproximado de R$ 700 mil ao ano, o novo serviço proporcionará às gestantes com dependência química acompanhamento clínico, psiquiátrico e obstétrico. Para ocorrências de maior complexidade, também contará com o respaldo de atendimento do Hospital Geral de Diadema.

Para ser encaminhada ao novo serviço, a gestante deve procurar voluntariamente o Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão da secretaria localizado na região central da capital paulista, para passar por processo de triagem. O médico indicará a necessidade de internação, cujo período será variável, conforme a recomendação terapêutica proposta pela unidade.



omorando@al.sp.gov.br

alesp