Frente de Enfrentamento ao Crack deverá ir ao Rio de Janeiro

Objetivo é conhecer o trabalho do governo carioca no combate às drogas
11/04/2012 21:03 | Da Redação: Beth Avelar Foto: Marcia Yamamoto

Compartilhar:

 Geraldo Cruz, Ulysses Tassinari, Orlando Bolçone, Itamar Borges, Jooji Hato, Hamilton Pereira, Ferrarini, Donisete Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113371.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Membros da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113372.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Membros da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas reuniram-se nesta quarta-feira, 11/4, para discutir ações que vêm sendo desenvolvidas pelo órgão. Seu coordenador, deputado Donisete Braga (PT), informou aos presentes que a frente fará uma viagem ao Rio de Janeiro ainda nesta semana para saber do trabalho que os governos estadual e municipal estão fazendo para combater a droga na cidade. "Queremos conhecer in loco as ações realizadas no Morro do Alemão e também outras experiências bem-sucedidas no município, além de trocar ideias e informações a respeito do problema", declarou.

Braga disse que após a visita será elaborado um relatório que vai ser distribuído a todas as assembleias estaduais do país. Com relação ao questionário enviado a cada município do Estado para a realização de levantamento sobre a situação do crack e de outras drogas nas cidades paulistas, ele informou que 20 cidades já responderam e é importante esta iniciativa para que as administrações municipais ajudem "para avançarmos juntos nos debates sobre as políticas públicas necessárias para enfrentar a epidemia do crack, que não poupou nenhum dos 645 municípios do nosso Estado".

Hamilton Pereira (PT) disse que, no dia 10/4, foi lançado em Sorocaba o Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da região (Cread). "O objetivo do centro é dar cursos que preparem profissionais para trabalhar com usuários de drogas do ponto de vista de saúde pública, com abordagem humanista, tratando o indivíduo nestas circunstâncias como alguém que precisa de ajuda e não de repreensão, resgatando sua auto-estima", afirmou. Segundo Pereira, a iniciativa é da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), que hoje tem campus em Sorocaba, da Universidade de Sorocaba (Uniso), e da PUC/SP. Edson Ferrarini (PTB) falou da importância da prevenção, além da interrupção do ciclo da progressão geométrica de usuários.

Estiveram presentes à reunião os deputados Geraldo Cruz (PT), Ulysses Tassinari (PV), Orlando Bolçone (PSB), Itamar Borges e Jooji Hato, ambos do PMDB.

alesp