Reunião da Fiesp discute competitividade da indústria


13/04/2012 13:33 | Da assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:

Itamar Borges fala no encontro da Fiesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113447.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Itamar Borges (PMDB), que é membro do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), participou da reunião mensal da entidade que teve como pauta a pesquisa realizada pelo economista Mario Bernardini sobre a competitividade da indústria brasileira.

Foram apresentados indicadores mostrando que no período de 2000 a 2010 a indústria perdeu mercado interno e externo. Vários fatores estão contribuindo para isso, e dentre eles estão o custo Brasil, associado aos custos dos insumos básicos, dos impostos embutidos e não recuperáveis, e do custo de capital. A participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) caiu para menos de 15%, num claro processo de desindustrialização, enquanto o índice de importações cresceu em todos os segmentos. Isso é um desastre a médio e longo prazo porque o Brasil está perdendo divisas, empregos, renda e impostos.

Segundo o estudo, os fatores que impactam negativamente a competitividade da indústria brasileira são múltiplos.

Para Itamar Borges, "a dificuldade do empresário não é apenas suportar a carga tributária brasileira, que é uma das mais altas do mundo, mas suportar a burocracia brasileira que dificulta todos os empreendedores e por isso o primeiro desafio é simplificar os processos de tributação e funcionamento das empresas brasileiras".



itamarborges@al.sp.gov.br

alesp