Em campanha salarial, servidores da saúde buscam apoio de comissão


17/04/2012 16:52 | Da Redação: Josué Rocha " Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Reunião desta terça-feira, 17/4, da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113513.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Otelo China, Lilia Camargo, Marcos Martins e Benedito Augusto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113514.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Marcos Martins (esq) presidente da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113515.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113516.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Funcionários públicos da saúde no Estado de São Paulo acompanharam a reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 17/4. A classe está em campanha salarial e com greve declarada desde o último dia 13. Representantes de entidades sindicais do setor apresentaram aos parlamentares a pauta de reivindicações e pediram apoio nessa campanha.

Celso Giglio (PSDB) elogiou o trabalho desenvolvido pelos funcionários do Hospital do Servidor, mas argumentou que aquele hospital, atualmente vinculado à Secretaria de Gestão, deveria estar ligado à Secretaria da Saúde e administrado por médico. Já o deputado Gerson Bittencourt (PT) declarou apoio de toda a bancada do Partido dos Trabalhadores. Ele ressaltou que o governo do Estado deveria manter uma mesa de negociação permanente com esses servidores. Bittencourt disse que "a pior política pública no Estado é a da saúde".

As reivindicações apresentadas foram consideradas "sérias e válidas" pelo deputado Ulysses Tassinari (PV). Médico, ele declarou entender a complexidade das questões. Disse também que já teve reunião com o presidente do Iamspe a respeito desses assuntos, mas até agora não houve o efeito desejado.

O representante do Sindicato dos Médicos de São Paulo, Otelo Chino, disse que a negociação com o governo do Estado já dura quase um ano, mas não avança. Segundo ele, havia promessa de reajuste para dezembro passado, o que não ocorreu e não tem data certa para se concretizar. Ele afirma que haverá paralisação pontual: "um dia por semana por cinco semanas consecutivas".

Outro representante do setor, Benedito Augusto (Amianspe), declarou que os funcionários aceitam 27% de aumento, mas o governo promete apenas 7% e ainda para o mês de agosto próximo. Lembrando que a data base é o mês de março, o sindicalista afirma que o salário baixo faz com que os funcionários façam plantões extras, gerando dupla jornada de trabalho, sobrecarregando esses profissionais, notadamente as mulheres.

Ao final, Marcos Martins (PT), presidente da Comissão, afirmou que a Frente Parlamentar em defesa do Iamspe, será relançada no próximo dia 26/4, na Assembleia Legislativa. Participaram da reunião, além dos parlamentares citados, Analice Fernandes e Carlos Bezerra, ambos do PSDB; Heroilma Tavares (PTB) e Itamar Borges (PMDB).

alesp