Situação das crianças desalojadas do Pinheirinho


18/04/2012 17:15 | Da assessoria do deputado Marco Aurélio

Compartilhar:

Marco Aurélio fala durante audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Relatos emocionantes de ex-moradores do Pinheirinho marcaram a audiência pública realizada na noite desta segunda-feira, 16/4, em São José dos Campos. O evento, proposto pelo deputado Marco Aurélio (PT), que é membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, atendeu pedido do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

A presidente do conselho, Miriam José dos Santos, esteve em São José e participou de algumas reuniões com representantes dos conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente e da prefeitura. Segundo Miriam, a intenção era ouvir os relatos dos próprios desalojados para dar os encaminhamentos necessários.

Diversos ex-moradores do Pinheirinho relataram que as crianças sentem medo quando ouvem barulho de helicóptero ou quando veem algum carro da polícia. A estimativa é de que moravam no local cerca de 3 mil crianças e adolescentes.

Bastante emocionados, eles falaram ainda das necessidades sofridas por não receberem o auxílio-aluguel " caso de quem não conseguiu provar que morava no Pinheirinho por estar ausente no dia da operação " ou pelo valor do benefício (R$ 500), dificultando alugar imóvel. "Estamos vivendo uma vida de humilhação", disse uma das pessoas.

"Agradeço a coragem desse povo sofrido que veio aqui reabrir feridas. Podem ter certeza que o que vocês falaram aqui servirá de base para que possamos buscar ações para a justiça necessária", disse Marco Aurélio.



marcoaurelio@al.sp.gov.br

alesp