Frente das Ferrovias amplia debate para o desenvolvimento do setor no Estado

Representantes da ALL atendem, pela primeira vez, convite dos deputados
19/04/2012 20:19 | Da Redação: Marisilda Silva " José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Frente das Ferrovias recebe representantes da América Latina Logística (ALL)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113686.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Roberto Oliveira Almeida e Mauro Bragato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113687.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Roberto Oliveira Almeida, Mauro Bragato  e Sildomar Tavares Arruda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113689.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista realiza reunião representantes da ALL, principal concessionária da malha ferroviária de SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113690.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista realizou nesta quarta-feira, 19/4, sua terceira reunião, recebendo representantes da América Latina Logística (ALL), a principal concessionária da malha ferroviária no Estado de São Paulo.

Pedro Roberto Oliveira Almeida, diretor-presidente da ALL, iniciou sua exposição falando de um necessário compromisso com o presente e o futuro, numa referência às críticas que a empresa recebe de prefeitos e vereadores de todas as regiões do Estado, desde que assumiu a rede, em 2006. Os representantes dos municípios reclamam que a ALL não faz a manutenção dos bens ferroviários, causando sérios problemas para as cidades, e não se dispõe ao diálogo.

O diretor da concessionária justificou que problemas de comunicação entre a ALL, os prefeitos e os parlamentares podem ter acontecido em decorrência da renovação do quadro de pessoal e afirmou que nenhum contato ou questionamento ficará sem resposta. Justificando o fato de a concessionária não ter comparecido à Assembleia em outras oportunidades " como durante os trabalhos da CPI das Ferrovias, concluída em 2010 ", Oliveria Almeida, além de se referir a outros desencontros de informação, disse que não havia naquele momento um trabalho concreto a ser apresentado.

A presença dos representantes da ALL e a manifestada disposição para o diálogo foram bem recebidas pelos deputados presentes à reunião e, de acordo com Hamilton Pereira (PT), o encontro desta quarta-feira inaugurou "um novo momento, com a abertura de um canal por meio do qual prefeitos e parlamentares poderão ser atendidos pela ALL". No mesmo sentido, Célia Leão (PSDB) descatou a importância de a empresa não apenas responder às demandas, mas, sobretudo, dar atenção aos reclamos dos municípios.



Projetos e problemas



Paulo Roberto Oliveira Almeida fez um balanço das atividades da ALL em São Paulo, destacando melhorias, investimentos e aumento da utilização do transporte ferroviário de carga. Ele afirmou que o contrato de concessão com a empresa refere-se apenas ao transporte de carga e que, portanto, a empresa não responde por transporte de passageiros. Respondendo a questionamento dos deputados, disse ainda que a concessionária não coloca empecilhos para que os municípios usem linhas duplicadas com finalidade de implantar trens turísticos.

Diante da cobrança dos deputados referente ao sucateamento dos bens das ferrovias, o diretor-presidente insistiu que a idade dos trens e vagãos, quando a empresa assumiu a malha ferroviária, não permitiu a recuperação dos bens, e que a única saída era mesmo vendê-los como sucata.

O diretor de projetos da ALL, Sildomar Tavares Arruda, falou sobre as metas e os desafios para a implementação da duplicação de linhas que passam por 25 municípios. Exigências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e demora na liberação das licenças ambientais, além de outras dificuldades para superar os problemas nas passagens de nível, foram os principais problemas apresentados pelo diretor para a implementação do projeto.

Os deputados e os prefeitos presentes manifestaram seu descontentamento com o desinteresse da empresa pelos problemas das cidades e formam unânimes em afirmar que é preciso caminhar para uma solução.

Ariovaldo Bonini Batista, representante da regional Campinas do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas, questionou a organização da ALL e sua exclusividade para receber apenas grandes cargas. Para ele, é preciso ficar claro que a ferrovia é um transporte público e não privado, e que, portanto, todos têm direito de utilizar a ferrovia.

João Paulo Dutra, do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, trouxe para o debate antigas questões trabalhistas dos ferroviários e denunciou a ALL por eliminar os engenheiros de seus quadros.



Encaminhamentos



O encontro contou com a presença dos prefeitos de Panaroma, Rancharia, Conchas e Penápolis, e com representantes e vereadores dos municípios de Araraquara, Andradina, Campinas, Gavião Peixoto, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, São Roque e Sorocaba. Sindicatos de trabalhadores e da indústria, além de especialistas da área, também estiveram presentes no debate.

O coordenador da Frente, Mauro Bragato (PSDB), avaliou positivamente o encontro, afirmando que é preciso "fazer com que o Estado de São Paulo avance em investimentos, parcerias com a ALL, também com o governo federal, para o desenvolvimento ferroviário". Ele considera que a participação de todos os partidos no debate demonstra que o modal ferroviário é do interesse da Assembleia Legislativa e afirmou que a frente quer envolver o governo do Estado no debate, promovendo reuniões com o governador e discussões no âmbito do Orçamento do Estado. "Se as melhores rodovias estão em São Paulo, queremos o mesmo destaque e avanço na malha ferroviária, seja no Metrô, na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e por todo o interior do nosso Estado", disse.

Participaram também da reunião os deputados Carlão Pignatari, Maria Lúcia Amary, Samuel Moreira e Welson Gasparini, do PSDB, Vitor Sapienza (PPS), Chico Sardelli (PV), João Paulo Rillo (PT) e Vinicius Camarinha (PSB).

alesp