Paulistania: um roteiro artístico paulistano elaborado por Rômulo Pereira


23/04/2012 10:56

Compartilhar:

Cartaz da exposição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113755.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rômulo Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113756.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Espaço Cultural Candido Portinari (Mezanino Ibirapuera) apresenta até 28 de abril um curioso e bem elaborado roteiro artístico sobre os patrimônios paulistanos, motivo principal da exposição de Rômulo Pereira, intitulada Paulistania.

Na abertura da mostra o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani salientou: "O discurso que Rômulo Pereira nos propõe merece, sem dúvida, uma atenta observação. Suas obras se originam de um inato sentimento de pesquisa em que é evidente o sentido de uma espacialidade construtivista envolvendo temas que valorizam o que ainda resta de nosso patrimônio histórico. O construtivismo geométrico cria, por sua vez, uma dimensão de pureza e de verdade como matéria no infinito, enquanto o realismo do tema central, envolvido por formas espaciais variadamente cromáticas, nos oferece uma visão de composições inventadas livremente. O conjunto é resultado de uma cuidadosa pesquisa que alcança uma afirmação própria e exclusiva na problemática da existência contemporânea". Na ocasião o artista agradeceu as referências e ofereceu ao acervo artístico do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo uma obra recente, focalizando o Museu Paulista.

alesp