A arte de Wagner Ribeiro feita com sucata em exposição original


23/04/2012 11:29

Compartilhar:

Cartaz da exposição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113762.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Wagner Pedro Ribeiro faz parte de um grupo cada vez maior de escultores preocupados por um gênero de movimento artístico denominado Recuperation Art, que utiliza a sucata originária dos bens de consumo para criar suas obras.

O escultor está apresentando no Espaço Cultural Candido Portinari, (Mezanino do Hall Monumental) 22 obras recentes de sua criatividade que enfoca figuras humanas, como santos, guerreiros e artesãos, todos produzidos com sucata de inox e cobre. Quando os materiais, isolados de seu contexto e transformados em obras de arte, se apresentam em galerias ou na residência de colecionadores, perdem sua identidade original embora representem algo outrora banido pela estética.

O escultor Wagner Ribeiro, entretanto, descobre a poesia das coisas usadas, hoje sucateadas e lhes dá um novo valor nas composições que cria. Trata-se, com efeito, de uma nova apresentação dos objetos onde o elemento criador, a reunião dessas peças, sua escolha e montagem seguem uma linha harmônica.

alesp