Deputado solicita participação do Estado em obra de desassoreamento


27/04/2012 14:03 | Da assessoria do deputado Ulysses Tassinari

Compartilhar:

Em discussão, a limpeza da represa Pilão d"Água<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ulysses Tassinari (PV) levou ao secretário de Saneamento, Edson Giriboni, o pedido dos moradores do bairro Pilão d"Água, em Itapeva, para desassoreamento da represa Pilão d"Água, que tem 406 mil metros quadrados de espelho d"água. A ausência de medidas de contenção dos processos erosivos do solo reduziu a lâmina d"água. Hoje, segundo a ONG ADS, existem mais de 180 mil metros cúbicos de areia e lodo no fundo da lagoa.

Com base na ação realizada no rio Tietê, o superintendente do Daee, Alceu Segamarchi Júnior, estima que o desassoreamento do açude itapevense deva custar entre R$ 10 e R$ 20 milhões, e para executar a obra é preciso ter licença ambiental. "Obtida a licença, nós vamos buscar os recursos, e penso que tem que haver união entre município, Estado e a própria Sabesp pela preservação da represa", comentou o prefeito Luiz Cavani.

Giriboni ressaltou que o Estado só poderá se posicionar após a obtenção da licença ambiental e conclusão do orçamento da obra. "O secretário foi claro em relação às etapas que o município precisará cumprir em busca do apoio do governo e o nosso dever agora é trabalhar para que cada etapa seja realizada", afirmou Tassinari. Também participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo De La Rua, presidente da ADS, Rodney Abud, o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Antônio Rossi Júnior, e chefe de gabinete do deputado, Oséas Campolin.



ulyssestassinari@al.sp.gov.br

alesp