Instituto do Legislativo Paulista forma 120 pré-candidatos de todo o Estado

Curso foi ministrado por docentes qualificados
27/04/2012 19:00 | Do ILP - Victor Bin e Kelisson Rodrigues Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Maurílio Maldonado, procurador da Assembleia e diretor-presidente do Instituto do Legislativo Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113944.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Curso de Formação Política e Governo para pré-candidatos às eleições municipais de 2012 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113945.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Curso de Formação Política e Governo para pré-candidatos às eleições municipais de 2012 " primeiro curso direcionado para a formação dos pré-candidatos às eleições deste ano " promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, formou 120 candidatos, assessores e demais interessados de várias cidades do Estado de São Paulo.

O curso procurou abordar, sob diversas perspectivas, os principais aspectos da política e responder as principais questões de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Com amplitude nos assuntos e um corpo docente qualificado, formado por mestres e doutores, bem como gestores públicos experimentados, o curso mostrou capacidade para atingir pessoas de várias áreas, não diretamente ligadas à política. Foram 12 aulas divididas em três blocos: os princípios gerais da política; aspectos gerais das eleições municipais; e os aspectos centrais da realidade administrativa municipal.

O professor e cientista político Humberto Dantas ministrou duas aulas. "Vieram pessoas das máquinas dos partidos, servidores públicos interessados nas campanhas e até mesmo jornalistas e estudantes que mantém uma relação muito forte com esse assunto", relata. O professor abordou os assuntos: partidos Políticos na arena municipal e comportamento eleitoral das legendas; e também comportamento dos partidos políticos na esfera municipal com ênfase na relação Executivo e Legislativo, e nas alianças eleitorais.

Além de afirmar que "o ILP marcou um ponto muito importante", Dantas ficou satisfeito com o rendimento das aulas e o interesse dos alunos. "Acho que cumprimos com nossa tarefa. Os alunos se demonstraram imensamente satisfeitos. Houve uma grande quantidade de formandos em relação ao total de inscritos. Então, nesse caso, acho que o curso cumpriu sua função", completou.



Público de todo o Estado



Pessoas de diversas regiões do Estado de São Paulo vieram assistir às aulas. Assessora de um pré-candidato a prefeito e professora de língua inglesa, Silvia Loureiro Alves mora na cidade de Louveira (a quase 80 km de São Paulo) e viajou diariamente para assistir ao curso. "Eu enfrentava a estrada todos os dias." Mas ela não se arrepende: "Gostei muito do curso, os professores têm extremo conhecimento das matérias aplicadas, esclareceram dúvidas com muita clareza e trouxeram informações importantes do cenário político", comentou.

O assessor Cláudio Rodrigues trabalha com o pré-candidato a vereador José Carlos, da região da zona Norte da cidade de São Paulo, e fala sobre o impacto e a importância que o curso terá em sua vida profissional. "O propósito do curso foi muito importante para dar um parâmetro aos candidatos e seus assessores. Eu assessoro um pré-candidato a vereador no meu bairro e o curso foi para me aprimorar e ajudá-lo na campanha." O pré-candidato Valdemir Vieira, conhecido como vereador Mafú, tentará a reeleição na cidade de Lorena (a 190 km de São Paulo) e explica a importância do curso: "Foi excelente. Eu acho que todas as pessoas que querem disputar um cargo público deveriam fazer obrigatoriamente um curso antes, para entender a função do mandato. "Ele diz não ter críticas a fazer, e agradece ao ILP pela oportunidade: "Agradeço a chance de aprender a me tornar um legislador cada vez melhor", afirmou.



Preocupação política



O ILP sempre esteve preocupado com a formação e capacitação dos novos agentes políticos. Diversos cursos direcionados a esse público foram ministrados. Em 2011, por exemplo, foi realizado um curso que ensinava o uso correto das mídias sociais para o marketing político nas campanhas digitais. O curso O uso da Internet e suas aplicações na Comunicação Política " Campanha Digital 2012 é como um complemento do curso de Formação Política deste ano.

O procurador da Assembleia e diretor-presidente do Instituto do Legislativo Paulista, Maurílio Maldonado, disse que há planos para realizar esse curso em plataforma on line, para ensino à distância (EaD) " como é feito com o curso de Ciência Política, também ministrado pelo ILP. "Tentarei viabilizar, tecnicamente, um curso dessa natureza, on line, possibilitando que as pessoas possam organizar melhor o seu tempo e ter acesso a esse conhecimento que foi proporcionado durante esse curso".

A respeito da preocupação que a Assembleia teve para dar um melhor preparo aos futuros candidatos, Maldonado destacou que "a intenção que nos motivou a promover o curso foi a de a Assembleia contribuir para o processo de capacitação e formação dos quadros que se colocam como pré-candidatos à disputa das eleições 2012".

Maldonado se preocupou, em especial, com a montagem do curso e a seleção dos professores. "Tivemos a preocupação de trazer professores que, além de experiências acadêmicas, trouxessem contribuições de sua experiência na área da gestão pública, isso deu uma dinâmica própria ao curso." O diretor-presidente se mostrou muito satisfeito com o resultado do curso. "Tínhamos dúvida se o público efetivamente acompanharia o curso, mas acompanharam até o fim e gostaram muito."

Por último, ele ressaltou a importância de o presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, ter viabilizado esta iniciativa do ILP.



120 alunos



O público que veio ao curso de Formação Política foi bem variado. Vieram pessoas de

18 cidades do Estado de São Paulo: desde municípios próximos, como Taboão da Serra (a 16 km da capital), a lugares mais distantes, como Lorena (a 200 km).

As cidades representadas foram Barueri (32 km de SP), Cotia (35 km), Embu das Artes (31 km), Franco da Rocha (44 km), Guarujá (100 km), Guarulhos (19 km), Jundiaí (58 km), Lorena (190 km), Louveira (79 km), Mogi das Cruzes (61 km), Osasco (24 km), Santo André (21 km), São Bernardo do Campo (25 km), São Vicente (75 km), Suzano (50 km), Taboão da Serra (16 km), Taubaté (140 km) e Tuiuti (112 km).

alesp