Encerramento da Semana do Tai Chi Chuan no Villa Lobos


04/05/2012 17:59 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Marcos Martins pratica Tai Chi Chuan<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114022.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No sábado, 28/4, aconteceu o fechamento da Semana do Tai Chi Chuan, no Parque Villa Lobos, em São Paulo. A Semana, já em sua quarta edição, trouxe à capital do Estado praticantes de diferentes cidades paulistas, interessados na arte milenar chinesa. Com número que se eleva a cada ano, cerca de 400 adeptos participaram da programação, resultado da Lei 13.448/09, de autoria do deputado Marcos Martins (PT), que institui a Semana do Tai Chi Chuan no Estado. Deve-se o evento também à parceria do mandato do parlamentar com os organizadores: Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, Supremo Tai Chi, Axis Academia, Federação Paulista de Kung Fu e Sport Club Pinheiros.

Para incrementar a atividade deste ano, que teve início no dia 24, na Pompeia, a organização preparou palestras e atividades, como aulas de Tai Chi Chuan gratuitas, palestra sobre os benefícios da saúde física e mental, demonstrações da Dança do Leão, prática de Chi Kung, apresentação de Tai Chi Chuan do estilo Família Yang e demonstrações de Espada Tai Chi Chuan, entre outros.

Cronograma plural e exibição das diferentes práticas reflete o movimento, que se tornou mundial. "Hoje nos sentimos parte dessa grande comemoração mundial. Neste ano vimos famílias inteiras participando. É um movimento bonito de se ver", afirmou a professora Valéria Sanchez, da Supremo Tai Chi Chuan e Cultura Oriental. Sanchez ratificou a importância de sua oficialização: "Os praticantes são muito gratos à criação da lei. Esta é, sem dúvida, a oportunidade de reunião de várias escolas e alunos, além de ser importante instrumento para a divulgação dessa arte", complementou.

Realizado sempre antes do último sábado do mês de abril, em Osasco e na capital, o projeto consolidou-se em São Paulo como proposta de busca pelo equilíbrio, por meio de exercícios corporais, lentos e integrados, visando ao melhor funcionamento do organismo. "É muito importante a divulgação dos benefícios do Tai Chi. Mais de 60 países abraçam a prática, até mesmo para a melhora da saúde, especialmente em relação a estresse, equilíbrio e coordenação motora, num cenário urbano como São Paulo. É necessário que saibamos reconhecer e adotar alternativas bem-sucedidas", explicou Marcos Martins".



mmartins@al.sp.gov.br

alesp