Colaboração é tema da Feira Apas 2012

Evento é considerado o maior do mundo no setor de negócios em supermercados
07/05/2012 20:39 | Da redação Monica Ferrero - Fotos Roberto Navarro

Compartilhar:

abertura da Apas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114060.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114061.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Alckmim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114062.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em cerimônia realizada na tarde de 7/5, foi aberto em São Paulo o Apas 2012 " 28º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, que contou com a presença, além de empresários do setor, do governador Geraldo Alckmin e do presidente do Legislativo paulista, Barros Munhoz, além dos deputados estaduais Orlando Morando, Célia Leão, ambos do PSDB e Itamar Borges (PMDB). O tema escolhido para o evento, considerado o maior do mundo do setor, foi colaboração.

Na abertura do congresso, o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Galassi, disse ser uma meta permanente do setor a responsabilidade social e a sustentabilidade na busca do fim da cultura do desperdício. Ele destacou ainda a importância dos avanços tecnológicos e considerou uma ação de sustentabilidade ambiental a proibição das sacolinhas plásticas.



CCGuerra fiscal



"Se eu tivesse que levantar uma bandeira aqui hoje seria a da luta contra a guerra fiscal. Acho que não há nada mais pernicioso no Brasil de hoje, principalmente para nós, paulistas. Mas há solução", disse o presidente Barros Munhoz em sua saudação aos empresários do setor supermercadista. Ele também elogiou a presidente Dilma Rousseff por "bancar" a eliminação dos subsídios dos portos. Segundo Munhoz, a medida era prejudicial ao país. Na opinião do presidente da Assembleia, Dilma Rousseff foi corajosa e demonstrou competência por enfrentar "um problema crônico de nosso país, a questão de spreads bancários. Não há economia no mundo que suporte uma taxa de juros como essa".

Por fim, Munhoz destacou a importância do agronegócio para a economia nacional, que considerou um segmento de máxima importância. "O agro é a base de negócio e a base do desenvolvimento, é mais que a âncora verde, é o sustentáculo do Brasil". "Por isso", continuou o presidente, "a agricultura precisa cada vez mais ser incentivada, protegida e garantida, assim como é em todo pais desenvolvido do mundo, sem exceção".

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, salientou a importância da questão tributária e do descarte correto de resíduos. Lembrou que o setor supermercadista emprega mais de 320 mil pessoas, o que torna importante a qualificação profissional do setor.

Após considerar a redução das taxas de pobreza no Brasil, com o aumento da inclusão social, uma estratégia de desenvolvimento social, assim como a recente redução das taxas de juros, a ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) convidou os presentes para visitar na feira o estande que reúne agricultores familiares.



Campanhas e cidadania

Deputado estadual e vice-presidente da Apas, Orlando Morando destacou as campanhas De Olho na Validade e de proibição da venda de álcool para menores como exemplos de como a sociedade civil organizada pode atuar. Ele elogiou também a isenção de ICMS dada pelo governo do Estado a alguns produtos alimentícios, como pães e massas.

Sobre o tema colaboração, inteligência compartilhada criando valor para o consumidor, tema da Apas 2012, usaram da palavra o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) Sussumo Honda, o presidente da Associação Latino-Americana de Supermercados (Alas), João Carlos de Oliveira, e o presidente da Brasil Foods, José Antonio Fay. Representando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário do Verde e Meio Ambiente da cidade, Eduardo Jorge, citou recente pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que aponta que 94% da população brasileira se preocupa com o ambiente, mas apenas 18% tomam alguma atitude.

Estavam presentes ainda os secretários estaduais de Gestão Pública, Davi Zaia; de Agricultura, Mônika Bergamaschi; da Fazenda, Andrea Calabi; e da Justiça e Defesa da Cidadania, Eloisa Aruda. Também marcaram presença deputados federais, prefeitos, vereadores, dirigentes da Apas e donos de supermercados.

A Feira Apas 2012 seguirá até o próximo dia 10/5 no Expo Center Norte, na capital. Paralelamente acontece o 28º Congresso de Gestão em Supermercados, com cerca de 100 palestras de renomados especialistas brasileiros e internacionais que abordarão questões de importância para a atividade do abastecimento.

alesp