Homenagem aos heróis da Força Expedicionária Brasileira


07/05/2012 21:12 | Da assessoria do deputado Olimpio Gomes Foto: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

Homenagiados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114068.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Filhos de ex-combatentes já falecidos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114069.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Militares no plenário Juscelino Kubitscheck<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114070.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rivaldo Viana, Jairo Junqueira Olimpio Gomes Roberto Morete<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114071.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Venho do verde mais belo, do mais doirado amarelo, do azul mais cheio de luz.

Cheio de estrelas prateadas, que se ajoelham deslumbradas, fazendo sinal da cruz...



Estas são as estrofes finais da Canção do Expedicionário, executada na homenagem aos heróis da Força Expedicionária Brasileira, durante a sessão solene realizada por iniciativa do deputado Olimpio Gomes. Vários ex-combatentes, seus representantes e familiares lotaram o plenário Juscelino Kubitscheck nesta segunda feira, 7/5, entre eles o capitão Hélio Tenório dos Santos, participante da força de paz da ONU, Pedro Paulo Penna Trindade, representante do MMDC, e o coronel Paulo Telhada, que falou da participação do segundo batalhão de choque na Segunda Guerra.

Filhos de ex-combatentes já falecidos e membros da Associação dos Ex-Combatentes receberam diplomas de reconhecimento pelos serviços prestados à nação.

O parlamentar lembrou a história da participação do Brasil no maior conflito bélico do século 20, e mencionou a participação voluntária e fruto de interesses nacionais de vários âmbitos, mas que contou com pleno apoio da população a partir do ataque do Eixo contra a Frota Mercante Nacional, em agosto de 1942 (quando mais de 500 brasileiros foram mortos).

"A FEB lutou em duas frentes, inicialmente no rio Serchio, no outono de 1944 e, num segundo momento, no rio Reno (na Itália), quando, partindo do quartel general de Porreta-Terme, a FEB conquistou Monte Castelo e Montese, entre fevereiro e abril. A campanha brasileira na Itália teve fim no início de maio de 1945, quando foi declarado o cessar fogo no front italiano. A FEB teve um efetivo de mais de 25 mil homens " todos eles heróis e de importância determinante não só ao estabelecimento da ordem e da paz mundiais, mas à própria história do nosso país", comentou Olimpio Gomes.

Na finalização da solenidade, o cantor Rinaldo Viana cantou Mia Gioconda, canção emblemática para todos os ex-combatentes da FEB na Itália, de mãos dadas com a sra. Dulce, esposa do coronel Jairo Junqueira da Silva, numa ação que emocionou a todos os presentes.

alesp