Museu de Arte do Parlamento de São Paulo " Ulisses Matandos


08/05/2012 11:09 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Foto de autoria de Ulisses Matandos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114080.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Foto de autoria de Ulisses Matandos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114081.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Foto de autoria de Ulisses Matandos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114082.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ulisses Matandos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114083.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob o título Paisagens Andinas, o Espaço Cultural Cândido Portinari do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo apresenta até o próximo dia 12 de maio uma significativa exposição do fotógrafo Ulisses Matandos.

O discurso fotográfico de Ulisses Matandos, arejado e sereno, é expresso com clareza e simplicidade, pois transforma a paisagem de dado naturalístico em dado interior, ditado pela própria sensibilidade. Com efeito, tal interpretação poética da realidade cria uma atmosfera de raro lirismo.

Com rigorosa coerência, a pesquisa desse artista fotógrafo alcançou uma nova visão do que nada mais é a confirmação dos precedentes empenhos de absoluta racionalidade e de lógica do espaço e da cor.

Na presente exposição dedicada às Paisagens Andinas, suas criações fotográficas são cada vez mais essência e simplicidade, mais imediatamente humanas, sinal evidente da confiança nos próprios meios. Os lugares e as imagens dessas paisagens, filtradas interiormente, são capazes de conservar o sentimento que as acompanhou desde o seu nascer.



O conteúdo da mostra

A mostra reúne uma série de obras realizadas no ano de 2011 durante a passagem de Ulisses Matandos pela cordilheira dos Andes e o deserto de Atacama. Situado no norte do Chile, entre os rios Loa e Copiapó, este deserto está delimitado a oeste pelo oceano Pacífico e a leste pela cordilheira dos Andes.

De acordo com os especialistas em clima, o deserto de Atacama é o mais árido e seco do mundo. Na região central do deserto, por exemplo, existem regiões que estão há 4 mil anos sem chuvas.

Paisagens Andinas apresenta uma dúzia de fotografias especialmente selecionadas que dão uma visão de conjunto de lugares paradisíacos da região andina entre o Chile e a Bolívia. Tecnicamente perfeitas, as criações fotográficas de Ulisses Matandos denotam também uma sensibilidade artística do seu criador.

A exposição pode ser visitada diariamente no Palácio 9 de Julho, sede da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, das 9h às 19h, exceto sábados e domingos. A partir de julho, as obras serão expostas na Fnac de Pinheiros e a seguir na unidade da avenida Paulista.

alesp