Frente parlamentar discute as implicações ambientais do sistema hidroviário

Modal é alternativa ambientalmente correta para o trânsito de cargas e passageiros
08/05/2012 19:38 | Da redação Foto Mauricio Garcia de Souza

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Engenheiro Frederico Bussinger e  deputado João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114090.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114091.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Frederico Bussinger,João Caramez e Reinaldo Alguz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114092.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a exposição Hidrovia e Meio Ambiente: Aliados Estratégicos, feita pelo engenheiro Frederico Bussinger, a Frente Parlamentar das Hidrovias, coordenada pelo deputado João Caramez (PSDB), abriu seus trabalhos nesta terça-feira, 8/5, no plenário Dom Pedro 1º, com a presença de vários técnicos, representante do Comando Naval, do prefeito de Salto, Geraldo Garcia, e do deputado Reinaldo Alguz (PV).

Durante sua fala, Bussinger afirmou que a hidrovia é solução para complementar a infraestrutura de transporte e uma alternativa ambientalmente amigável e energeticamente mais eficiente que o transporte rodoviário.

O engenheiro apresentou os estudos mais recentes para a implantação de um hidroanel na região metropolitana de São Paulo e as alternativas para a criação de terminais intermodais integrando rodovia, ferrovia e hidrovia.

Os participantes do encontro chamaram a atenção para a amplitude dos estudos que têm impacto positivo não só na questão do fluxo de mercadorias e passageiros, mas na melhora da qualidade ambiental e na maior oferta hídrica para os corpos d"água que estão inseridos na região metropolitana.



Hidroanel

Os desafios físicos da implantação do hidroanel e os impactos ambientais decorrentes, como a disposição do lodo retirado dos rios, foram também abordados no debate. As conclusões ratificadas são que a hidrovia é uma alternativa que deve ser adotada pelos diversos benefícios oriundos de sua implantação, além de ser é uma ação que colabora para o uso múltiplo das águas.

Os parlamentares e os técnicos destacaram que é necessário que seja criada uma unidade gestora que possa integrar os diversos projetos em execução e ou em estudo pelos vários órgãos ligados ao Estado. "Isso evitaria que se gastasse tempo e recursos com soluções que às vezes são setoriais, mas que no todo trazem óbices ao aproveitamento total do curso d"água", afirmou Bussinger.

A realização de outros debates que possam aprofundar aspectos apresentados e esboçar como poderia ser essa unidade gestora, além da organização de um evento que possa sensibilizar a sociedade e a mídia sobre as vantagens da implementação da hidrovia, foram destacados pelos participantes.

A frente deverá também elaborar um documento a ser entregue à Comissão de Meio Ambiente da Assembleia como subsídio a participação do Parlamento paulista na Rio + 20, encontro sobre meio ambiente que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 22/6.

Os membros da frente querem ressaltar que a hidrovia é uma forma ambientalmente responsável e economicamente viável para o transporte de passageiros e de carga e um estímulo para a preservação da qualidade dos nossos rios. (PM)

alesp