Frente Parlamentar pela redução da tarifa de energia


16/05/2012 19:39 | Da assessoria do deputado Carlos Pignatari

Compartilhar:

Pignatari (à esq.) com deputados e empresários<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114354.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Carlão Pignatari (PSDB) participou, no dia 10/5, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Combustível, na Assembleia Legislativa. De acordo com o deputado, a Frente tem como princípio baixar os valores das contas de luz no país. A partir do lançamento, teve início o movimento para baratear entre 20% e 30% as tarifas de consumo de energia, tanto de pessoas físicas como de empresas.

Para Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias de São Paulo, teriam de ser separados os valores de efetivo consumo e os relativos a impostos sobre o serviço. Segundo ele, o que vem pesando demais nos custos da energia elétrica é a amortização dos gastos empreendidos nas instalações das usinas responsáveis pela geração. Foram contabilizados alguns ganhos com o funcionamento da frente federal, com a adesão do Poder Judiciário e dos parlamentos estaduais.

De acordo com palavras do deputado federal César Halum, existe um abaixo-assinado, que deverá reunir 3 milhões de assinaturas, pela desoneração de todos os encargos que sobrecarregam o preço da energia. O documento, segundo ele, servirá de apoio às conclusões e aos trabalhos desenvolvidos pelas frentes, que atingirão todo o território nacional, facilitando posterior legislação que regulamente o setor. Pediu a todos que se unam ao pacto, para o qual também valem as assinaturas virtuais.

Participaram também do evento os deputados federais Arnaldo Jardim (PPS-SP), Junji Abe (PSD-SP), Ricardo Izar (PSD-SP), Geraldo Thadeu (PSD-MG), Raul Lima (PSD-RR), Julio César (PSD-PI) e Leonardo Quintão (PMDB-MG), entre outros, além de empresários.



carlaopignatari@al.sp.gov.br

alesp