Museu de Arte do Parlamento de São Paulo

Vilson Palaro, 1º Prêmio da Bienal de Florença expõe "Alma Cabocla" no Espaço Candido Portinari
17/05/2012 16:15 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Cartaz Alma Cabocla<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114378.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Foto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114379.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> foto 2<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114380.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Espaço Cultural Candido Portinari, do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo expõe até 31 de maio próximo, uma importante mostra do fotógrafo Vilson Palaro, que, tendo participado com quatro obras na Bienal Internacional de Arte de Florença 2011 conquistou por unanimidade o 1º Prêmio de Fotografia.



Por ocasião da abertura da mostra, à qual compareceram parlamentares, críticos de arte, artistas e fotógrafos Vilson Palaro entregou formalmente ao Superintendente do Patrimônio Cultural duas das obras premiadas para o acervo do Museu de Arte respectivamente intituladas "Recolhendo a Rede" e "Recordações de infância".



Imagens poéticas que encantam

pelo realismo e pela beleza





Na sequência de fotografias captadas por Vilson Palaro, cada imagem é uma surpresa que demonstra como a reprodução fotográfica não tenha nenhum sentido fora de um contexto e de um ambiente de referência.



A objetividade fotográfica está em relação direta com a interpretação pessoal do fotógrafo que visualiza as próprias reações emotivas, sentimentais e intelectuais na realidade que encontra em suas andanças frente a si próprio.



Em consequência reportagem e fotografia artística se fundem, seja iconograficamente que conceitualmente, criando um caminho rico de possibilidades e de agradáveis surpresas.



Vilson Palaro intervém em suas paisagens para revelar o aspecto surpreendente da criação divina. Enfocando o homem na natureza, esse artista fotógrafo constrói imagens poéticas de grandes dimensões que encantam pelo realismo e pela beleza.



Nas obras presentes na exposição "Alma Cabocla", o timbre, a luz, a delicadeza e a placidez da paisagem implantada nas águas do rio são detalhes que sobressaem. O olhar emotivo e sentimental é filtrado em suas fotos, atenuado pela luminosidade que de uma certa forma dilui todo o arroubo, em função de uma elaborada pesquisa ótica.







O artista





Vilson Pallaro Junior nasceu em 16 de dezembro de 1963, na cidade de Itapuí, interior do Estado de São Paulo. Formou-se em Direito em 1988 e reside na cidade de São Carlos-SP desde 1999.



Sua experiência com a fotografia teve início em 1990, tendo participado a partir de então de várias exposições individuais, destacando-se entre elas, "Trilha do Tempo" no Centro Cultural USP de São Carlos (2008) e na Oficina Cultural "Sérgio Buarque de Holanda" em setembro de 2008. Foi premiado no concurso Arte na Magistratura em maio de 2010; e participou da Mostra de Arte da Granja Viana, no Centro Brasileiro Britânico em São Paulo em 2010.



A convite da Prefeitura de São Carlos, realizou em agosto de 2011, no saguão do Teatro Municipal "Dr. Alderico Vieira Perdigão", uma exposição de suas obras mais recentes sob o título "Gente".



Foi selecionado para participar da Bienal Internacional de Arte de Florença 2011 e da Bienal de Arte Internacional de Roma 2012 e suas obras encontram-se em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.







OBSERVAÇÃO: VER EM FOTO DO DIA



1- INCLUIR CARTAZ DA MOSTRA "ALMA CABOCLA"

2- INCLUIR FOTO: O ARTISTA FOTÓGRAFO JUNTAMENTE COM O PINTOR VAGNER ANICETO E O SUPERINTENDENTE DO PATRIMONIO CULTURAL

alesp