Fapesp lidera pesquisas científicas no Brasil

São Paulo é líder mundial na área da bioenergia
23/05/2012 20:23 | Da redação Monica Ferrero " Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

Hamilton Pereira e Vitor Sapienza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114552.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Henrique Brito Cruz e Jose Arana Varela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114553.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação recebeu nesta quarta-feira, 23/5, José Arana Varela e Carlos Henrique Brito Cruz, ambos diretores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). No dia em que a instituição completa 50 anos de existência, eles vieram falar sobre suas ações em prol da pesquisa paulista. O presidente da comissão, Vitor Sapienza (PPS), destacou a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento do Estado e do Brasil.

O diretor científico da entidade, Carlos Henrique Brito Cruz, fez uma explanação sobre o papel da Fapesp na pesquisa paulista. A Fapesp atua em todas as áreas, passando pela astrofísica, engenharia aeronáutica, antropologia e sociologia política. Na área de bioenergia, por exemplo, o Estado de São Paulo é líder mundial.

São Paulo está na vanguarda das pesquisas no Brasil, tanto em número quanto no valor aplicado que, em 2010, foi de R$ 5 bilhões, o que correspondeu a 1,63% do PIB estadual. Esse percentual de investimento é comparável aos países europeus.

No Estado, 60% das pesquisas são feitas por empresas, por vezes em parceria com a Fapesp. Essa parceria é firmada por contrato, que prevê a repartição dos resultados. Os trabalhos da Fapesp são divulgados por uma revista mensal, e há grande intercâmbio entre os pesquisadores com seus pares no Brasil e no mundo.

Pediram esclarecimentos a Carlos Cruz, além de Vitor Sapienza, os deputados Hamilton Pereira (PT) e Welson Gasparini (PSDB), para quem "na inovação é que está o desenvolvimento do país".

No final da reunião, o diretor-presidente da Fapesp, José Arana Varela, agradeceu a oportunidade de vir falar sobre o trabalho da instituição, que tem prestígio internacional. A transparência nos seus atos é uma obrigação da Fapesp, já que é financiada pelo dinheiro do povo paulista.

alesp