Ato solene faz homenagem ao cooperativismo


25/05/2012 18:59 | Da redação Beth Avelar FOTO Marcia Yamamoto

Compartilhar:

Ricardo Berzoini, Junji Abe, Monica Bergamaschi, Edivaldo Del Grande, Helio Nishimoto, Barros Munhoz, Antonio Mentor, Baleia Rossi, Ulysses Tassinari,<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114634.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditorio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114635.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditorio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114636.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa da Frente Parlamentar Estadual do Cooperativismo (Frencoop/SP) e da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), foi realizado nesta quinta-feira, 24/5, no auditório Franco Montoro, ato solene em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas. A cerimônia foi aberta pelo presidente da Assembleia, Barros Munhoz, e contou com a presença dos deputados, ligados ao cooperativismo, Antonio Mentor (PT), Baleia Rossi (PMDB), Ulisses Tassinari (PV) e Hélio Nishimoto (PSDB), que solicitou a realização do evento e coordenou os trabalhos após a abertura.

Participaram da homenagem às cooperativas os secretários estaduais de Agricultura, Mônika Bergamaschi, e de Gestão Pública, Davi Zaia, os deputados federais Arnaldo Jardim (PPS/SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), Ricardo Berzoini (PT/SP) e Junji Abe (PSD/SP), presidente nacional da Frencoop, além do presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, do presidente do Movimento Força Cooperativista, Paulo Bueno, vereadores e mais de 50 representantes de cooperativas.

No início do ato foi apresentado um vídeo informando que a ONU nomeou 2012 como o Ano Internacional do Cooperativismo porque entende que é necessário incentivar esta prática. "Um bilhão de pessoas em todo o mundo são associadas de cooperativas. A cooperativa fortalece economias, cria empreendimentos sustentáveis e bem-sucedidos, gera empregos e dá autonomia às pessoas", explicou o informe da ONU.

"Sou cooperativista desde 1964, quando ingressei na empresa Bombril. Desde então tenho visto cada vez mais a importância desta iniciativa. Desejo sucesso ao cooperativismo, não apenas como deputado, mas como brasileiro que acredita que um mundo mais fraterno é possível", declarou Barros Munhoz.

"Somos apoiadores e incentivadores do cooperativismo", afirmou Hélio Nishimoto. Antonio Mentor disse que uma das responsabilidades da Frente Parlamentar Estadual do Cooperativismo é ser uma ferramenta para criar condições para que esse modelo de produção cresça, pois é um "modelo justo". Baleia Rossi destacou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento social e declarou seu total apoio ao movimento.

alesp