Tributo à comunidade sino-chinesa


28/05/2012 17:41 | Da assessoria do deputado Jooji Hato

Compartilhar:


Promovido pelo deputado Jooji Hato (PMDB), ato solene realizado no dia 25/5, homenageou diversas personalidades da comunidade sino-chinesa. "Diferentemente dos outros imigrantes, cuja origem não se consegue reconhecer, nós, descendentes de orientais, temos dupla responsabilidade. Temos de ter cuidado redobrado para não macular a imagem de nossos antepassados e compatriotas", afirmou Hato, que é descendente de japoneses.

A imigração chinesa no Brasil é uma das mais antigas, com mais de 200 anos. Teve início em 1810, quando Portugal organizou em sua colônia de Macau a vinda dos primeiros chineses para o país. Depois, eles vieram para desenvolver o cultivo do chá em São Paulo. A primeira entrada oficial de chineses no Estado ocorreu em 1900.



Personalidades

Foram homenageados os seguintes membros da comunidade sino-brasileira: Fang Ji, chinesa de Jiangsu, empresária da área de saúde e vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Econômico Brasil-China. Nos últimos anos, ela tem se dedicado a aproximar empresas chinesas e brasileiras.

Su Guang Liang, presidente honorário da Associação-Geral dos Cantoneses do Brasil. Nos últimos anos, tem se dedicado à integração da comunidade chinesa à comunidade brasileira.

Ou Yao Tzou, presidente da Câmara de Desenvolvimento Econômico Brasil-China, a maior entidade com forte atuação no intercâmbio cultural e econômico entre os dois países. Presidiu também a Associação Chinesa do Brasil, entidade esta que congrega todas as associações chinesas em São Paulo.

Zhao Yen Bing, presidente da Associação das Mulheres Chinesas do Brasil, atuando junto a comunidades carentes de São Paulo e transmitindo a cultura chinesa através do seu grupo de dança.

Li Ling, empresária que atua fortemente junto a entidades assistenciais de São Paulo. Tem prestado solidariedade junto à comunidade mais carente de São Paulo, principalmente para as crianças pequenas.

Yuan Yiping, escritor e jornalista da comunidade chinesa que transcreve as notícias da mídia brasileira para que muitos dos chineses que residem na cidade de São Paulo possam se integrar dos assuntos do dia a dia.

Ting Kuang Chu, empresário com forte atuação no comércio que tem trabalhado para intensificar as relações comerciais e culturais entre os chineses e a comunidade brasileira.

Guo Jing Liang, empresário e vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Econômico Brasil-China, tem trabalhado para ajudar famílias carentes da cidade de Ibiúna.

Wang Wan Rui, empresário e vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Econômico Brasil-China, tem trabalhado para intensificar as relações comerciais e culturais entre os dois povos.

Yu Chiang Hong, empresário e presidente honorário da Associação Qintien do Brasil. Tem servido a comunidade chinesa de São Paulo nos eventos culturais, econômicos e sociais.

Chen Jinzhou, empresário que tem trabalhado para fortalecer as relações comerciais e culturais junto à comunidade sino-brasileira.

Grupo Artístico Tang Yun, o maior e o mais importante grupo artístico da comunidade chinesa. Faz várias apresentações para divulgar a cultura chinesa junto à comunidade brasileira. O grupo ajuda a preservar a cultura chinesa recrutando jovens para atuar junto ao grupo.

alesp