Seminário de capacitação avalia políticas públicas para a juventude

Evento foi feito pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, com apoio da Assembleia
31/05/2012 20:09 | Da redação - FOTO: Roberto Navarro

Compartilhar:

Lucia Yazaki, Ana Lucia Brito, Janaina Lima, Fernando Coelho e Marcelo Goulart<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114759.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> auditório do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114761.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Articular uma atuação interssetorial é um dos principais desafios de uma política pública para a juventude, afirmou o professor Fernando Coelho, coordenador do curso de gestão de políticas públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP Leste.

O alerta foi feito durante o ciclo de capacitação para gestores Diálogos sobre Políticas de Juventude: os Desafios das Políticas Setoriais, realizado nesta quinta-feira, 31/5, pela Coordenadoria Estadual de Programas para a Juventude da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, com apoio da Assembleia Legislativa.

"Os governos em geral atuam como caixinhas estanques, que não dialogam entre si. Esse esquema traz dificuldades para a operação do Estado, cujos problemas requerem uma intervenção conjunta", observou Coelho. Para ele, não se pode pensar em políticas públicas para juventude sem incluir setores como saúde, educação, trabalho e geração de renda.

A partir de uma definição de políticas públicas do ponto de vista administrativo " conjunto de projetos, ações e atividades para a solução de problemas na sociedade ", Coelho apontou alguns caminhos que uma política voltada para os jovens deve perseguir: dar publicidade a sua agenda de eventos, passar do caráter simbólico para o empoderamento político, fortalecer sua institucionalidade, definir mecanismos de cooperação federativa e reconhecer e disseminar boas práticas, com prêmios de inovação.

O evento foi aberto pela coordenadora estadual de Programas para a Juventude, Janaina Lima. Ela definiu o seminário como "um pontapé inicial para o fortalecimento de políticas públicas e para a reativação do Conselho da Juventude".

O encontro também contou com a presença de Lúcia Mayumi Yazaki e Ana Lúcia de Siqueira Brito, ambas da Fundação Seade. Elas apresentaram dados sobre essa faixa da população que, situada na faixa de 15 a 29 anos, soma cerca de 11 milhões de pessoas, cerca de 26% de todos os paulistas.

Lúcia Yazaki, Ana Lúcia Brito, Janaina Lima, Fernando Coelho e Marcelo Goulart

alesp