Hortolândia inaugura usina para reciclar lixo da construção civil


01/06/2012 10:27 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:


Ana Perugini (PT) participou da inauguração da Usina de Reciclagem de Entulho (URE), nesta quarta-feira, 30/5, empreendimento que vai garantir destino correto ao lixo da construção civil produzido na cidade e municípios da região. Com investimento de R$ 3 milhões, a URE Hortolândia apresenta estrutura modelo no Estado de São Paulo com centro de recepção, triagem, processamento e transbordo.

Após a apresentação preparada pela Casa da Criança Feliz, a deputada destacou o pioneirismo e a dedicação da equipe de secretários do prefeito Ângelo Perugini para tornar possível a inauguração da usina. "Hortolândia sai na frente de muitos municípios que estão obrigados a acabar com os lixões, substituindo-os por aterros sanitários adequados, além de implantar a coleta seletiva de lixo e a logística reversa, que são os processos de recolhimento de lixo pelos próprios fabricantes e por empresas de reciclagem. Mas isso não é o mais importante; com esta Usina, nossa cidade ficará mais limpa e mais bonita, uma cidade como todos nós sonhamos", disse a deputada.

Na usina, o lixo da construção civil, normalmente descartado em lixões e aterros sanitários são transformados em areia, pedriscos, pedras e bica corrida (um tipo de brita mais rústica), e podem ser aplicados novamente em obras. Quem compra o material reciclado leva vantagem: os preços são até 40% mais baratos que os produtos originais. (jr)

aperugini@al.sp.gov.br

alesp