Comunidades do Vale do Ribeira relatam abandono


01/06/2012 17:19 | Da liderança do pt

Compartilhar:

 representantes do Vale do Ribeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg114788.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os representantes das comunidades tradicionais do Vale do Ribeira - indígenas, quilombolas, caiçaras, caboclos e pescadores - participaram de reunião com a assessoria dos deputados José Zico Prado e Simão Pedro, ambos do PT, na quarta-feira, 30/5, para analisar os problemas e propor soluções à situação de "descaso e abandono", pelo poder público estadual, que vivem suas comunidades.

Segundo relato dos deputados, a maior preocupação dessas comunidades é o reconhecimento, por parte do Estado brasileiro, dos territórios que vivem, trabalham, produzem alimentos, pescam e manejam os recursos disponíveis, sem penalizar o meio ambiente. O respeito ao modo tradicional de fazer e viver desses povos, ainda na avaliação dos petistas, garantirá a sobrevivência das gerações futuras.

Os representantes das comunidades descreveram a ausência de políticas públicas e serviços de atendimento à população. Segundo eles, o atendimento do Programa de Saúde Familiar quando existe é precário e as escolas nas comunidades são fechadas, obrigando as crianças a saírem de suas casas, ainda no escuro, caminhando por vários quilômetros, ou viajando em barcos sem proteção. Também foi relatada a precariedade de estradas, pontes, falta de energia elétrica e comunicação.

Uma das propostas da reunião é que as comunidades apresentem as reivindicações em audiências públicas sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que serão realizadas no Estado nos meses de junho e agosto.



imprensa@ptalesp.org.br

alesp