Secretário da Fazenda recebe reivindicações do setor têxtil


04/06/2012 16:42 | Da assessoria do deputado Chico Sardelli

Compartilhar:

Deputados, representantes de empresários e trabalhadores em reunião com o secretário Calabi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg114815.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário da Fazenda, Andrea Calabi, recebeu no dia 1/6 documento com reivindicações do setor têxtil e de confecção. O estudo foi produzido em reuniões da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil, coordenada por Chico Sardelli (PV), com participação de entidades representativas dos empresários e trabalhadores.

Entre as solicitações está a prorrogação do benefício da redução de base de cálculo do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para produtos têxteis até 2022. A vigência do decreto que reduziu a alíquota de 12% para 7% termina em 31/12 deste ano.

Em São Paulo, a cadeia têxtil envolve 9.100 indústrias, que representam 30% do faturamento nacional do setor, emprega diretamente 510 mil pessoas e indiretamente mais de 2 milhões de trabalhadores. Atualmente, o acirramento da guerra fiscal está retirando os benefícios econômicos da redução do ICMS e ferindo a competitividade do setor industrial, que sofre ainda com a entrada crescente de produtos de diversas procedências e que concedem o crédito integral em suas vendas ao varejo paulista.

Participaram da reunião o deputado Cauê Macris (PSDB), representantes dos deputados Antonio Mentor (PT) e Ary Fossen (PSDB), do Sinditêxtil-SP, Fiesp, Sinditec, Sindivestuário e sindicatos dos trabalhadores. O documento foi assinado por 17 entidades representativas e outros 14 deputados apoiadores da Frente.



chicosardelli@al.sp.gov.br

alesp