Debate sobre cotas lembra luta do ex-deputado José Cândido


04/06/2012 11:15 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Família de Cândido foi homenageada na cerimônia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg114816.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última quarta-feira, 30/5, durante debate sobre o projeto de cotas raciais, realizado no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa, o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) e o sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região prestaram homenagens ao ex-deputado petista José Cândido, falecido no último dia 12/2.

Laura Cândido e Alairton Cândido, esposa e filho de José Cândido, receberam das mãos do deputado e de representantes do sindicato duas placas exaltando a luta do ex-parlamentar na defesa pela igualdade racial. Mãe e filho agradeceram as homenagens. Visivelmente emocionados, não se sentiram a vontade para falar em público.

Para Marcolino, autor do PL 321/12 que institui sistema de cotas raciais nas universidades públicas estaduais e nas Fatecs, a história de vida política de José Cândido serviu de inspiração. "Não daria para desenvolver um projeto dessa natureza sem prestar homenagem a José Candido, o grande defensor não só das cotas, mas também das igualdades e das oportunidades", disse.

Em sua luta em prol das causas raciais, "seu Cândido", como era carinhosamente conhecido José Cândido, ajudou a fundar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Sociocultural Negro Sim (CPDSNS), em Suzano, cidade onde foi vereador e prefeito, participou do Grupo União e Consciência Negra (GUCN) e do Movimento Negro Unificado (MNU).(jr)

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp