Solenidade homenageia Dia Mundial do Meio Ambiente


04/06/2012 18:56 | Da assessoria do deputado Dilmo dos Santos

Compartilhar:

Letícia Sabatella e Dilmo dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg114843.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solenidade homenageia Dia Mundial do Meio Ambiente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg114844.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo realizou sessão solene para homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente. A cerimônia, que aconteceu na noite de 1º/6, foi proposta pelo deputado Dilmo dos Santos (PV), com apoio da bancada do Partido Verde na Casa e da direção do partido no Estado. A solenidade contou com a presença de ambientalistas, ONGs, personalidades e parlamentares, dirigentes e militantes do PV, além de lideranças evangélicas.

Presidida pelo deputado Dilmo dos Santos, a cerimônia contou com a presença da líder do PV na Alesp, deputada Regina Gonçalves e do presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Beto Trícoli.

O evento aconteceu em continuidade à primeira edição, feita em 2011. A solene contou com pronunciamentos de autoridades, ativistas, ambientalistas e dos homenageados, entre os quais: o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni; a atriz Letícia Sabatella, ativista social e ambiental; a jornalista e cicloativista Renata Falzoni; o coordenador José Henrique Becker, do Projeto Tamar-Ubatuba; e a estilista que atua com moda sustentável Consuello Matroni, que colaborou com o evento ao promover uma exposição de roupas feitas a partir de materiais recicláveis.

Segundo Dilmo do Santos, que na cerimônia destacou a cidade de Piracicaba e a figura de José Luiz Guidotti, navegador falecido, precursor da luta pelas águas do rio Piracicaba e outros, todas as ações positivas devem ser conhecidas. "O planeta Terra é a nossa casa e cada um tem sua parcela de responsabilidade e compromisso com o meio em que vive. Por isso, esta data é importante para que ações sejam realizadas, projetos sejam propostos e informações sejam divulgadas".

Em memória a Guidotti, o parlamentar entregou a Eduardo e José Luiz Guidotti Filho uma placa em reconhecimento ao trabalho do pai em prol do meio ambiente. No evento também foram exibidas cenas do documentário "Nas águas do Piracicaba", com direção de Laura Alves Martirani, professora da ESALQ/USP, que traz informações sobre a água no planeta e mostra, por meio de notícias e depoimentos, a situação do importante rio Piracicaba.



Guerreiros verdes



Para o deputado Dilmo, o Dia do Meio Ambiente não pode se restringir apenas a discussões em torno do assunto, mas também "precisamos tomar conhecimento de quem são os verdadeiros guerreiros, os protagonistas nas atividades de preservação e defesa do planeta e da natureza; aqueles que vão à luta e doam o seu presente para que as gerações futuras possam ter qualidade de vida".

Com esse mote, o parlamentar homenageou as seguintes pessoas e instituições na cerimônia de homenagem ao Meio Ambiente: o navegador piracicabano Guidotti; Letícia Sabatella; Edson Giriboni; Consuello Matroni; o portal de notícias Ciclo Vivo; o ex-jogador Marcelinho Carioca, pelo empreendedorismo sustentável; o Projeto Tamar, representado pelo coordenador regional José Henrique Becker; Renata Falzoni; o vice-presidente estadual do PV, Marcos Belizário; e a Prefeitura Municipal de Rio das Pedras, representada pelo prefeito Marcos Buzetto, pelo plantio de 19 mil mudas.

"Estes são verdadeiros guerreiros pintados de verdes " não um verde que enxergamos, mas que podemos ver pelas atitudes "; guerreiros que não usam uniforme militar, mas que vestem uma ideia capaz de combater o desperdício e preservar o meio ambiente; não calçam coturnos, mas usam tênis para pedalar pelo país alertando sobre o inimigo que polui e mata sem dó; guerreiros que se embrenham em matas para conhecê-la e protegê-la, e que se tornam preservadores das espécies de vidas existentes", discursou Dilmo.

De acordo com o secretário Giriboni, o Estado de São Paulo tem cumprido uma agenda ambiental "muito forte" ao promover programas que priorizam a sustentabilidade, como o Água é Vida, que leva saneamento para as comunidades rurais. "Com esse sistema de tratamento de esgoto e água tratada, o governo do Estado está cuidando da saúde das pessoas e do ambiente".

A atriz Letícia Sabatella ressaltou que é necessário "pensar em melhor qualidade de vida para o ser humano a fim de que possa viver plenamente, amar plenamente e construir uma vida menos adoecida; com valores mais humanos, mais espirituais e mais sensíveis". Ela falou ainda sobre a experiência de sua convivência com a tribo Krahós, quando dirigiu seu primeiro documentário, o Riso dos Hotxuás, registrando suas tradições. "Equilíbrio, essa foi a palavra que mais ouvi deles. Isso significa qualidade mental, física e espiritual".

Para a jornalista Renata Falzoni, que registrou indignação com o caos no trânsito com congestionamento histórico no dia da homenagem, os governantes precisam estar atentos aos problemas gerados pela mobilidade urbana. "As pessoas são escravas do carro por opção ou por falta de solução e isso traz graves consequências. Por dia, 12 pessoas morrem na cidade em consequência da poluição, causada 80% pela fumaça dos carros", informou. A cicloativista também ressaltou que o pedestre e o ciclista são as principais vitimas do transporte individual.

Como parte da ação efetiva sugerida a cada pessoa, durante a sessão solene foram distribuídas mudas de jabuticaba, árvore frutífera nativa da Mata Atlântica.

alesp